Luso Trail contou com 650 participantes

20 maio, 2015

Luso Trail contou com 650 participantes

A vila termal do Luso recebeu, no passado domingo, dia 17 de maio, a terceira edição do Luso Trail, uma prova de corrida em montanha por trilhos, nas distâncias de 25 e 15 quilómetros, com a vertente de caminhada incluída, que contou com um total de 650 participantes. A edição deste ano teve o seu ponto alto na passagem pela Mata Nacional do Buçaco, cuja beleza surpreendeu os participantes. "Faço atletismo há mais de 20 anos e posso afirmar que este foi o percurso mais bonito onde alguma vez corri", afirmou Gil Ferreira, da ADERCUS, o vencedor dos 25 quilómetros, na chegada ao centro da vila. O evento foi organizado pela Atletas.net, em colaboração com a Câmara Municipal da Mealhada, Fundação Mata do Buçaco e Junta de Freguesia do Luso.

A vila do Luso voltou a receber mais uma edição do Luso Trail no passado domingo. Um evento que contou com cerca de 650 participantes e que ficou conhecido pela beleza dos trilhos percorridos. "Faço atletismo há mais de 20 anos e posso afirmar que este foi o percurso mais bonito onde alguma vez corri", sublinhou Gil Ferreira, da ADERCUS, o vencedor dos 25 quilómetros do Luso Trail, em declarações à Atletas.net. "Foi dura, mas espetacular. São paisagens lindíssimas, de cortar a respiração", afirmou, por sua vez, João Laranjo, que veio do Porto para participar na prova. "Estão de parabéns!", concluiu.

José Manuel Henriques, diretor do Atletas.Net, adianta que uma das sugestões dos participantes passa por haver mais trilhos no interior da Mata Nacional do Buçaco. A organização - que para além da Atletas.net, conta com a Câmara Municipal da Mealhada, a Fundação Mata do Buçaco e a Junta de Freguesia do Luso - afirma que tudo fará para que tal seja possível em 2016, com a limpeza de trilhos (afetados pelo temporal de 2013) e com o reforço de uma série de ações que visem melhorar os percursos. O objetivo, sublinha a organização, é criar a imagem de marca: "Um dos mais belos trails de Portugal".

"O Luso e a Mata Nacional do Buçaco têm condições únicas para fazer deste, de facto, um dos mais belos trails de Portugal. Este objetivo só se consegue com trabalho árduo e cooperação de uma série de entidades e estamos certos que o Luso ganhou, em definitivo, um dos seus eventos de referência", considera o diretor do Atletas.net, admitindo ainda algumas mudanças no formato da prova, mantendo contudo as distâncias de referência. José Manuel Henriques anunciou já a data de 15 de maio de 2016 para a realização do 4º Luso Trail, limitado a 800 participantes e cujas inscrições deverão abrir em fevereiro do próximo ano.

Resultados da prova em https://www.atletas.net/lusotrail/classificacoes-gerais-2015

(2015-05-20) - Press Release

desporto luso trail