Leitão à Mesa foi um sucesso

05 junho, 2015

Leitão à Mesa foi um sucesso

A iniciativa Leitão à Mesa, que decorreu de 16 a 31 de maio em 11 restaurantes do concelho, foi um sucesso mais uma vez. O evento cumpriu os seus objetivos, conseguindo uma forte promoção do produto leitão e contribuindo para um aumento da atividade económica do setor. "O balanço é muito positivo. Achei mesmo que melhorou face ao ano anterior ", afirmou Carla Carvalheira, do restaurante O Castiço. "Acho que é uma ótima iniciativa, uma muito boa aposta. Tivemos muita adesão, de pelo menos mais meio milhar de clientes", sublinhou, por sua vez, Sandra Alves, do restaurante Pic Nic. "As pessoas já começam a conhecer a iniciativa e vêm pelo evento", disse ainda Ivete Carrinho, do Celso dos Leitões. O evento foi promovido pela Câmara Municipal e pela Associação Maravilhas da Mealhada.

Foram duas semanas dedicadas ao Leitão da Bairrada. De 16 a 31 de maio, 11 restaurantes aderentes ao projeto 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada ofereceram a quem os visitou o melhor dos leitões e as mais diversas entradas feitas com este produto: da cabidela às iscas, dos croquetes aos rissóis, das empadas à bôla de leitão. O evento chamou a atenção, o público aderiu, os restaurantes tiveram mais clientes do que o habitual e a iniciativa cresceu, sendo já conhecida por muitos dos que visitaram os restaurantes da Mealhada durante essa quinzena. Um evento de sucesso, que justifica a aposta da Câmara Municipal e da Associação Maravilhas da Mealhada.

Para uns foi melhor do que para outros, mas numa coisa todos concordam: a iniciativa correu bem e deve ser para manter. "Acho que correu muito bem, embora tenha sido melhor no primeiro ano. Se calhar, por causa dos quinze dias. É um pouco demais", sublinhou Margarida Flores, do Típico da Bairrada. "Notou-se que as pessoas já vinham à procura da iniciativa. As pessoas começam a conhecer o evento", afirmou, por sua vez, Ivete Carrinho, do Celso dos Leitões. "Foi muito positivo. Tivemos uma grande adesão. Os clientes falaram muito sobre a iniciativa, que essencialmente ficaram a conhecer da televisão", considerou, por sua vez, Licínia Ferreira, do Rei dos Leitões. "É uma mais-valia para os restaurantes e para a região", argumentou Fábio Costa, do restaurante Três Pinheiros, enquanto Sandra Simões, do restaurante Pedro dos Leitões concordava: "É muito positivo, sem dúvida. Correu bem, à semelhança do ano anterior. A maior parte dos clientes vieram do sul e falavam da iniciativa".

Igualmente satisfeitas estão as entidades que organizaram o evento: a Câmara Municipal e a Associação Maravilhas da Mealhada. Uma iniciativa que, mais um ano, cumpriu os seus objetivos e que está para ficar. Quem passou pela Mealhada, encontrou o melhor leitão de sempre, com a tradição e qualidade que a marca 4 Maravilhas exige, mas também a água do Luso, o pão cozinhado em forno a lenha e os vinhos dos produtores do concelho, a mesma hospitalidade e arte de bem servir, e apreciou ainda as entradas gratuitas, sempre elaboradas a partir do produto leitão, e uma série de ofertas especiais que cada um dos restaurantes preparou. Foi uma quinzena inteira dedicada ao prato rei do concelho, porque afinal é na Mealhada que o Leitão da Bairrada é uma Maravilha!

Sorteio de refeições para duas pessoas nos restaurantes aderentes

Durante a iniciativa Leitão à Mesa, existiu ainda outro atrativo: um sorteio de refeições para duas pessoas em cada restaurante que aderiu ao evento. Todas as pessoas que visitaram um dos restaurantes aderentes e consumiram uma refeição de leitão receberam, por cada refeição, um cupão que foi a sorteio na terça-feira, dia 2 de junho. Os sorteios, um por cada restaurante, realizaram-se na Câmara Municipal, pelas 15h.

Os vencedores da refeição, por restaurante, são os seguintes:

Pedro dos Leitões
Vencedor: Francisco Noronha (Massamá Norte)

Celso dos Leitões
Vencedor: Fernando Pinto (Matosinhos)

Rei dos Leitões
Vencedor: Vítor Anjos (S. Mamede de Infesta)

Pic Nic
Vencedor: Francisco da Silva Loureiro (Barcelos)

Típico da Bairrada
Vencedor: Fernando Caetano (Portalegre)

O Castiço