Marchas Populares animaram ruas centrais da cidade

26 junho, 2015

Marchas Populares animaram ruas centrais da cidade

O 11º Encontro Interinstitucional foi organizado pela Rede Social da Mealhada e reuniu, entre 10h e as 18h30 de ontem, dia 25 de junho, utentes das áreas da Terceira Idade e da Infância das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) concelhias. Uma mostra de produtos, um desfile de Marchas Populares, cantares e uma arruada de gaiteiros, para além de outras atividades, fizeram parte do programa da iniciativa que pretendeu, principalmente, promover o convívio e o lazer entre os utentes das instituições e a comunidade. Um dia em cheio que contou com muita animação, cor, música e onde as tradições culturais e populares estiveram em destaque.

As ruas centrais da Mealhada, rua José Cerveira Lebre e rua Dr. Costa Simões, respetivamente, foram os locais escolhidos para realizar as atividades alusivas ao 11º Encontro Interinstitucional, que decorreu esta quinta-feira, dia 25 de junho. A edição deste ano foi muito participada, levando muitas centenas de populares à principal artéria da cidade, para assistirem ao desfile de Marchas Populares protagonizadas por utentes e funcionários de 10 IPSS"s das freguesias do concelho.

A iniciativa teve início logo pela manhã, cerca das 10h, com uma mostra de produtos, que decorreu durante toda a manhã, que incluiu banquinhas de produtos regionais expostos pelas instituições e comerciantes locais, que decoraram a rigor as montras dos seus estabelecimentos comerciais. Pelas 14h30, teve início a abertura do evento com a atuação do coro da APPACDM (Santo Amaro) e da tuna CADES. Já o desfile das Marchas Populares começou perto das 15h, tendo sido o momento alto do dia, e terminou já bem próximo das 18h. Uma arruada de gaiteiros finalizou o evento.

"A aposta do programa do evento deste ano incidiu no regresso às origens e tradições das aldeias que compõem o município mealhadense traduzidos nos cantares populares das marchas", referiu a vereadora responsável pela Ação Social da autarquia da Mealhada, Arminda Martins. "Este é um evento que pretende ser uma oportunidade de dar visibilidade ao trabalho realizado diariamente pelas diversas instituições de apoio à terceira idade e infância do concelho". "Quero agradecer a todos os parceiros, instituições, comerciantes, colaboradores e público que contribuíram para a realização com sucesso deste evento", disse a autarca em jeito de balanço final da iniciativa.

De referir que no Auditório da Biblioteca Municipal, e inserido no programa de atividades do evento, teve lugar uma homenagem e uma sessão de lançamento do cd do gaiteiro Fabiano da Cruz, que contou com a presença do Executivo Municipal e de amigos do músico bairradino. O Coro da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, acompanhado ao piano por João Vila, deu início à sessão interpretando dois temas - Hino da Santa Casa da Misericórdia e a Marcha do Albuquerque.

Organizado anualmente pela Câmara Municipal da Mealhada e pela Rede Social da Mealhada, o Encontro Interinstitucional da Rede Social da Mealhada pretende proporcionar a todos os participantes momentos culturais e de lazer, promovendo, igualmente, o convívio e a aproximação entre as várias instituições das freguesias concelhias e a comunidade local.

A Rede Social da Mealhada contou com o apoio da Junta de Freguesia da Vacariça, Escola Profissional Vasconcellos Lebre, Sociedade de Água de Luso, Associação Recreativa de Ventosa do Bairro, Rancho Infantil e Juvenil de Ventosa do Bairro, GNR da Mealhada, Bombeiros Voluntários da Mealhada e comerciantes e residentes das ruas citadas para a dinamização do evento, que envolveu as seguintes entidades: Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Antes; Associação Jovens Cristãos de Luso; Casa do Povo da Vacariça; Casa da Criança D. Maria do Resgate Salazar - FBB; Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa; Centro Social Comendador Melo Pimenta; Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro; Centro Social da Freguesia de Casal Comba; Jardim de Infância Dr.ª Odete Isabel; Jardim de Infância de Sant′Ana; Santa Casa da Misericórdia da Mealhada; CADES; Centro de Santo Amaro - APPACDM Anadia.

(2015-06-26) - Press Release