Workshop de verão para preservar o Património Edificado

29 junho, 2015

Workshop de verão para preservar o Património Edificado

A FMB em parceria com o DECivil da UA irá organizar o primeiro Workshop de Verão, intitulado "Técnicas tradicionais para intervenção em edifícios históricos", na Mata do Buçaco, enquadrado no ciclo de eventos: Seminário de Património Edificado do Buçaco (27 de Março de 2015) / Workshop Técnicas tradicionais para intervenção em edifícios históricos.

O workshop irá intervir essencialmente na Ermida de São José, um dos edifícios afetados pela passagem do ciclone GONG, a 19 de janeiro de 2013, que resultou na queda de uma fração significativa de árvores sobre edifícios inseridos na mata, nomeadamente ermidas, capelas e fontes.

O objetivo do curso é dar a conhecer as características formais e materiais das construções da Mata do Buçaco, compreender a ação dos agentes de degradação nas construções antigas e apresentar os importantes princípios éticos que devem ser aplicados nas intervenções em edifícios históricos.

Este evento pedagógico terá uma forte componente prática visando a intervenção ao nível de revestimentos exteriores e interiores, tetos e cobertura. Desde o diagnóstico, passando pela fundamentação das metodologias de intervenção e sua implementação ter-se-á possibilidade de conhecer, contactar e aplicar as técnicas ancestrais de construção (especificamente as aplicadas no século XVII) e sua reparação face à ação de uma catástrofe natural.

Conforme já anunciado antes, a Câmara Municipal da Mealhada e a Fundação Mata do Buçaco querem aproveitar os fundos europeus do Portugal2020 para a recuperação e restauro do património edificado da Mata Nacional do Buçaco, tendo em vista uma futura candidatura a Património Mundial da UNESCO.

Com vista a atingir esse desígnio foi desenvolvido um projeto de requalificação do património edificado. A recuperação deste património prevê duas vias: por um lado a procura de apoios financeiros em diversos programas existentes, como é exemplo o Portugal2020, em trabalhos cujo programa é extenso, e por outro lado, recorrendo ao auxílio de mecenas e parceiros, para trabalhos pontuais de menor escala em uma unidade edificada das várias tipologias arquitetónicas do Buçaco, como é exemplo do Workshop de verão.

Este ciclo de eventos organizado em parceria entre a Fundação Mata do Buçaco, F.P. a Universidade de Aveiro e a Camara Municipal da Mealhada, tem como patrocinadores a Umbelino Monteiro, a DDL Argamassas Tradicionais Pré doseadas e Aldeias de Pedra.

O grupo de formadores do workshop pertence ao núcleo de patrocinadores e organizadores do curso, que representam um conjunto de empresas/instituições de relevância académica e em trabalhos de restauro do património cultural nacional: Ana Luísa Velosa e Luís Mariz do DECivil da UA, Filipe Teixeira da FMB, Alexandre Costa e Tiago Ílharco da NCREP (Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Lda), Luis Domingos das Aldeias de Pedra e Pedro Lourenço da Umbelino Monteiro.

O workshop é destinado preferencialmente a estudantes de engenheira civil, arquitetura, conservadores-restauradores e outros estudantes de áreas relacionadas com o património histórico, mas também à comunidade em geral.

O valor do curso é de 100€que incluem alojamento e almoço durante o período do workshop.

As inscrições devem ser feitas para patrimonio@fmb.pt ou 231 937 000.

Para consultar o programa em detalhe do workshop: www.fmb.pt

Programa:

- Receção aos participantes
- Contextualização histórica e patrimonial
- Levantamento do estado de degradação da ermida
- Remoção zonas degradadas do revestimento

- Reabilitação de estruturas de madeira - Execução de argamassas
- Execução de emboço exterior e interior

- Revestimentos - materiais e técnicas
- Execução de rebocos

- Conservação e reabilitação de abóbadas
- Execução dos tetos da cozinha