Ir para o conteúdo principal

ACAPO de águeda na Mata do Buçaco

30 junho, 2015

ACAPO de águeda na Mata do Buçaco

A Fundação Mata do Buçaco (FMB) tem vindo a desenvolver atividades inclusivas para diversos públicos no âmbito do projeto BRIGHT e no passado sábado, dia 27 de junho, foi a vez da ACAPO, núcleo de Aveiro, com cerca de 15 invisuais, ser recebida pelos técnicos da FMB numa ação de voluntariado. Precedida por um passeio sensorial, em que foi possível sentir a dimensão das árvores, a frescura da água da mata, contactar diretamente com plantas ameaçadas e ouvir o cantar das aves, a ação realizou-se nos viveiros da Mata e consistiu em trabalhos de sementeira de espécies autóctones. Para conhecerem melhor as espécies que plantavam, o técnico da FMB conduzi-os numa visita guiada pelos viveiros, onde foi possível sentir, cheirar e até provar as espécies presentes da Mata do Buçaco.

Durante toda a ação as reações foram de espanto com as texturas de algumas plantas: "Esta textura parece um tecido aveludado. De certeza que é mesmo uma planta?", conforme referiu um voluntário aquando do contacto táctil com a paulónia (Paulownia tomentosa). O entusiasmo também foi sentido no momento de "provas" de algumas espécies: "Esta planta sabe a absinto... Será mesmo?", conforme referiu outro voluntário no momento em que provou a Artemisia absinthium.

As ações inclusivas, no âmbito do projeto BRIGHT, têm vindo a ser uma aposta da FMB, nomeadamente com invisuais. A ACAPO de Coimbra, Viseu e, mais recentemente, de Águeda já visitaram e desenvolveram estas ações.

É intenção da FMB intensificar estas ações e dar continuidade à inclusão na Mata do Buçaco através de visitas guiadas, ações de voluntariado e oficinas.

(2015-06-30) - Press Release







Notícias Relacionadas



"A Magia do Natal" chega à Mealhada com música, mercadinhos e muitas atividades em todo o concelho
22 novembro, 2022

"A Magia do Natal" chega à Mealhada com

O Programa de Natal da Mealhada vai espalhar a sua magia por todo o concelho. Música, com destaque para o concerto com o UHF e o concerto de Ano Novo, ...