EPVL e Mealhada homenagearam João Pega

06 julho, 2015

EPVL e Mealhada homenagearam João Pega

Cerca de seiscentas pessoas associaram-se à Escola Profissional Vasconcellos Lebre, na Mealhada, para homenagear o seu primeiro diretor-geral - João Pega - na tarde de 4 de julho de 2015, sábado, precisamente no dia em que a escola comemorou o 24.º aniversário da sua fundação e deu início formal às comemorações das bodas de prata da escola. A cerimónia solene contou com a presença de Fernando Reis, secretário de Estado do ensino básico e secundário, que presidiu à sessão.

"Entendemos que a melhor maneira, o modo mais significativo e simbólico de começar a comemorar as bodas de prata da escola seria com a homenagem à alma mater do projecto, seu primeiro diretor-geral, o pedreiro que edificou este grande edifício, o líder da EPVL durante 23 anos, assumiu a escola em 1991, nos trabalhos prévios à fundação, e liderou o projecto até outubro de 2013", declarou Nuno Castela Canilho, actual director-geral, que acrescentou: "Marca indelével do estilo que a esta escola assumiu, da notoriedade que alcançou, da rede de contactos e parcerias que estabeleceu, João Pega é estrutural e estruturante em relação a tudo o que à EPVL diz respeito ao longo de um quarto de século".

Antigos e actuais alunos, antigos e actuais professores e formadores, antigos e actuais funcionários, bem como autarcas, dirigentes associativos, amigos e familiares de João Fernandes Duarte Pega, de 77 anos, participaram na homenagem que se realizou na EPVL.

"Procurámos homenagear o pedagogo, professor e director da escola, treinador desportivo, mas também o cidadão - autarca, dirigente associativo - e o homem - pai, irmão, marido, avô. Acho que conseguimos homenagear o Homem na plenitude", afirmou Nuno Castela Canilho. "João Pega é um Homem na sua plenitude, capaz da plenitude, coerente com a plenitude, com amores e paixões, ódios e temores, competências e conquistas", acrescentou.

Na ocaisão, usaram da palavra Manuela Alves, directora pedagógica da EPVL e colaboradora direta de João Pega, Maria João Saraiva, em representação dos professores da escola, Célia Ferraz, em nome dos antigos alunos, e Joaquim Lopes, pelos funcionários da escola - que em nome da EPVL ofereceram ao homenageado uma cópia de um retrato seu que passará a integrar a galeria dos directores da EPVL. Ferrera Dias, antigo director do Colégio da Mealhada, João Peres, fundador da EPVL e presidente da Caixa de Crédito Agricola, visivelmente emocionado também usou da palavra, assim como Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, e, ainda, Fernando Reis, secretário de estado do Ensino Básico e Secundário que salientou as virtudes do ensino profissional em Portugal.

João Pega, o homenageado da tarde, foi o ultimo a usar da palavra deixando agradecimentos e elogios aos promotores da iniciativa, enaltecendo ele próprio o ensino profissional.

Acto contínuo foi descerrada, no auditório, uma placa evocativa que passa a identificar o espaço nobre da escola como "Auditório João Pega".

Seguiu-se o beberete e degustação 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada. Luís Tovim, em nome dos antigos alunos da EPVL pronunciou o brinde evocativo da festa, antes do corte do bolo de aniversário e anunciou publicamente as démarches de alguns colegas no sentido de ser criada a Associação dos Antigos Alunos da EPVL.

(2015-07-06) - Press Release