Umbelino Monteiro doou toda a cobertura para uma ermida do Buçaco

21 julho, 2015

Umbelino Monteiro doou toda a cobertura para uma ermida do Buçaco

Umbelino Monteiro desenvolveu a telha "BUSSACO" exclusivamente para a recuperação das Ermidas do Buçaco e, na passada terça-feira, dia 14 de julho, ofereceu toda a cobertura para a Ermida de S. José, no âmbito do Workshop de Técnicas Tradicionais que terá início na próxima segunda-feira, dia 20 de julho.

No contexto do  Workshop de Técnicas tradicionais para intervenção em edifícios históricos, organizado pela Fundação Mata do Buçaco, Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro e Câmara Municipal da Mealhada, que se realiza entre os dias 20 e 25 de Julho na Mata do Buçaco, foram estabelecidas parcerias com diversas instituições com vista a intervir na Ermida de São José, um dos edifícios afetados pela passagem do ciclone GONG, a 19 de janeiro de 2013, com o objetivo de dar a conhecer as características formais e materiais das construções da Mata do Buçaco, compreender a ação dos agentes de degradação nas construções antigas e apresentar os importantes princípios éticos que devem ser aplicados nas intervenções em edifícios históricos.

Desta forma será concretizada a primeira ação de Reabilitação do património edificado do Buçaco classificado como imóvel de interesse público por parte da Fundação Mata do Buçaco, sendo esta a primeira intervenção nos imóveis classificados desde os anos 80 do século XX com a nova cobertura da Igreja do Convento de Santa Cruz do Buçaco e desde as grandes intervenções dos anos 60 do século XX nas capelas da via-sacra e Ermidas de habitação. É um momento muito significativo para a Fundação Mata do Buçaco como entidade gestora deste património e o primeiro passo na procura do objetivo de reabilitação e salvaguarda de todo o património edificado da Mata do Buçaco.

A parceria com a Umbelino Monteiro beneficiou o património da mata e neste contexto os trabalhos de reabilitação da Ermida de Habitação de S. José, imóvel construído no ano de 1643, fundada pelo reitor da Universidade de Coimbra Manuel de Saldanha, com a doação de toda a cobertura. Para este trabalho foi desenvolvida a telha canudo chamada "BUSSACO" que assim se define com mais um elemento do vasto e rico catálogo desta empresa, de grande reputação e cujo portfólio se assume como o mais significativo em reabilitação de património edificado classificado em Portugal e muitos destes classificados pela UNESCO.

A Fundação agradece à Umbelino Monteiro e às diversas empresas que têm vindo a ceder gentilmente os seus serviços, materiais  e/ou equipamentos, contribuindo para a preservação e valorização da Mata... UM PATRIMÓNIO DE TODOS.

(2015-07-20) - Press Release