Xadrez jovem leva centenas de jogadores e espetadores ao Luso

27 julho, 2015

Xadrez jovem leva centenas de jogadores e espetadores ao Luso

O Luso acolheu de 22 a 26 de julho o Campeonato Nacional de Jovens na modalidade de xadrez. Durante cinco dias o Pavilhão Municipal do Luso foi o palco da grande prova nacional dos jovens xadrezistas, o CN Jovens 2014/2015, que juntou os vários escalões, dos Sub08 aos Sub20, num total de cerca de três centenas de jogadores oriundos de norte a sul do país. A competição foi organizada pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX), com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Câmara Municipal da Mealhada, da Junta de Freguesia do Luso e do Inatel.

O Luso voltou a ser a capital do xadrez jovem ao acolher mais uma edição do Campeonato Nacional de Jovens, que decorreu entre os dias 22 e 26 de julho. Em disputa estiveram 16 títulos, entre individuais absolutos e femininos e os coletivos absolutos e feminino, nos escalões Sub08, Sub10, Sub12, Sub14, Sub16, Sub18 e Sub20, com a participação de 51 clubes do norte ao sul do país e de um total de 299 jovens jogadores, distribuídos pelos sete escalões em jogo.

Foram 7 rondas em cinco dias de competição, que levaram centenas de espetadores ao Pavilhão Municipal do Luso, num total de 30 horas de xadrez ao mais alto nível. No final da competição, houve lugar a um churrasco de convívio entre os participantes. O churrasco aconteceu logo após a cerimónia de encerramento do evento e da entrega dos troféus, que distinguiu 14 campeões individuais e dois campeões coletivos e que contou com a presença do presidente e vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, respetivamente Rui Marqueiro e Guilherme Duarte.

Para informações sobre as classificações, consultar informação disponível no sítio eletrónico da FPX em: http://www.fpx.pt/web/comunicacao/noticias/72-destaques/738-cn-jovens-2014-2015-luso

(2015-07-27) - Press Release