Aventuras de verão animaram as férias de dezenas de crianças

11 agosto, 2015

Aventuras de verão animaram as férias de dezenas de crianças

As "Aventuras de Verão 2015" chegaram ao fim. O programa de ocupação dos tempos livres para as férias de verão decorreu entre 15 de junho e 7 de agosto e dirigiu-se, principalmente, a crianças e jovens do concelho, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos. A iniciativa foi promovida pelo Município da Mealhada em parceria com diversos agentes locais e incluiu as mais variadas atividades desportivas, culturais e recreativas.

Piscina, dança, futebol, andebol, voleibol, basquetebol e outro tipo de jogos, como os jogos aquáticos, de tabuleiro ou de expressão musical e movimento, foram algumas das atividades que fizeram parte do programa das "Aventuras de Verão 2015", que contou ainda com workshops de ambiente, de culinária ou de ciência, sessões de escrita criativa, de cinema e fotográficas, viagens, passeios e visitas educativas, aliando a vertente lúdica à vertente didática.

Uma iniciativa dinamizada pelo Município da Mealhada com o apoio de várias instituições, associações e empresas do concelho, entre 15 de junho e 7 de agosto, que pretendeu ocupar o tempo livre das férias de verão de dezenas de crianças e jovens dos 6 aos 14 anos de idade, fomentando, desta forma, a aquisição de competências sociais e pessoais.

O programa "Aventuras de Verão 2015" teve a participação de dezenas de crianças, que se inscreveram em duas fases distintas, tendo sido destinadas 20 vagas sociais para crianças e jovens em situação vulnerável e/ou de carência económica que foram sinalizadas pelos Setores da Ação Social, de Educação e Desporto e pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco da Mealhada.

"O sucesso, aderência e apoio prestado às famílias do projeto, só foi alcançado porque com o município estiveram organizações, recursos humanos, meios logísticos que vestiram a camisola, tudo fazendo para que os objetivos fossem alcançados", referiu a vereadora da Ação Social, da Câmara Municipal da Mealhada, Arminda Martins, em jeito de balanço final da iniciativa.

A vereadora esclareceu também que este é um programa que face aos resultados obtidos terá uma nova edição já no próximo ano. Esta informação foi igualmente confirmada pelo vice-presidente da autarquia da Mealhada, Guilherme Duarte. "Estamos convictos que por via da fomentação e aquisição de competências sociais e pessoais, bem como da integração em grupo e do acompanhamento efetivo que proporcionámos às crianças jovens e suas famílias, este será um programa a repetir no próximo ano, reforçando as parcerias com os agentes locais", sublinhou o autarca.

Este foi um evento que contou com o apoio de monitores e que proporcionou às crianças envolvidas mais de um mês de atividades, realizadas maioritariamente ao ar-livre, que se traduziram, simultaneamente, num apoio efetivo aos seus pais e familiares.

O programa "Aventuras de Verão 2015" foi organizado pela Câmara Municipal, com o apoio da Fundação Mata do Buçaco, Sociedade de Água de Luso, Jardim de Infância de Sant′Ana, Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, Hospital da Misericórdia da Mealhada, Associação Portuguesa de Kenpo Kombat, Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, Bombeiros Voluntários da Mealhada, GNR, GEDEPA, Escola de Música da Mealhada, Associação CADES, Escola Profissional Vasconcellos Lebre, Grupo Desportivo da Mealhada, Hóquei Clube da Mealhada e DECO.

(2015-08-10) - Press Release