Ir para o conteúdo principal

4 Maravilhas presentes no Encontro com Vinho e Sabores da Bairrada

09 setembro, 2015

4 Maravilhas presentes no Encontro com Vinho e Sabores da Bairrada

A marca gastronómica 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada vai estar presente, de 11 a 13 de setembro, no evento "Encontro com o Vinho e Sabores - Bairrada 2015", que se realiza no Centro de Alto Rendimento (Velódromo de Sangalhos), em Anadia. As 4 Maravilhas vão ter um espaço de divulgação e venda de produtos no recinto do evento, procurando assim promover a marca nos concelhos vizinhos, em certames regionais de referência. Água, pão, vinho e leitão vão poder, então, ser apreciados a partir de sexta-feira e até domingo no Centro de Alto Rendimento de Anadia.

A água do Luso, o pão cozido em forno a lenha, o leitão assado da Bairrada (representado pelo restaurante O Castiço) e o vinho dos produtores do concelho vão marcar presença na terceira edição do Encontro com o Vinho e Sabores da Bairrada, que vai decorrer de 11 a 13 de setembro, em Anadia. A água, o pão, o leitão e doçaria do concelho vão ter dois stands para a sua apresentação e venda. Para além desses, três produtores de vinho concelhios, as Caves Messias, a Quinta do Carvalhinho e Rama & Selas também vão estar presentes, com stands próprios.

O Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada teve a sua primeira edição em 2013. A iniciativa surgiu de uma vontade conjunta de promover o que de melhor a região tem, capitalizando para (re)afirmar a identidade Bairrada através da promoção dos seus produtos mais emblemáticos, como sejam os vinhos e espumantes Bairrada com certificação de Denominação de Origem, mas também a sua gastronomia ímpar, com destaque para o leitão da Bairrada, o pão da Mealhada e a sua riquíssima doçaria regional: ovos-moles de Aveiro, Amores da Curia, queijadas de Águeda, Folar de Vale de Ílhavo, entre outras iguarias. Este é um evento capaz de atrair milhares de visitantes e que pretende valorizar a imagem da região numa oferta turística integrada onde as valências de enoturismo, do turismo termal, hotelaria e restauração constituem um fator dinamizador.

A entrada no Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada 2015 é gratuita, muito embora seja necessário adquirir o copo do evento por três euros para degustar os vinhos e espumantes em prova livre. Todas as atividades decorrerem no palco do EVSB, à exceção da prova de sábado, que tem lugar no Museu do Vinho de Anadia. As provas comentadas custam entre 10 e 20 euros e os jantares 35 euros. Os horários variam consoante os dias: das 17h00 às 22h00 na sexta-feira; das 15h00 às 22h00 no sábado; e entre as 15h00 e as 20h00 no domingo.

De 9 a 13 de Setembro, a organização do Encontro com o Vinho e Sabores 2015 tem prevista uma ação de promoção em mais de 30 restaurantes dos concelhos de Anadia, Mealhada, Coimbra e Aveiro. Quem almoçar ou jantar num dos espaços eleitos será brindado com uma flute de espumante Bairrada, ao mesmo tempo que recebe um convite para o EVSB, convite esse que oferece um desconto de um euro na compra do copo de prova. Quem entrar no evento com o convite, devidamente preenchido, habilita-se a um fim de semana numa unidade de alojamento da região, uma iniciativa da Rota da Bairrada.

ENCONTRO COM O VINHO E SABORES 2015

PROGRAMA:

Sexta-feira, dia 11 de setembro

09h30 Concurso de Espumantes Bairrada 2015 (apenas para jurados)
17h00 Inauguração do Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada 2015

Abertura da Feira
18h00 Prova Comentada Espumantes Bairrada: identidade de uma região, por João Paulo Martins. EVSB (10 euros)
19h30 Entrega de Prémios do Concurso de Espumantes Bairrada 201 . EVSB
20h00 Jantar Temático Sabores da Terra, pelo restaurante Casa Vidal. EVSB (35 euros)
22h00 Encerramento da Feira

Sábado, dia 12 de setembro

15h00 Abertura da Feira
18h00 Prova Comentada Bairrada década de 2000: a prova do tempo, por Luís Lopes no Museu do Vinho Bairrada (20 euros)
20h00 Jantar Temático Sabores do Mar, pelo restaurante Canastra do Fidalgo. EVSB (35 euros)
22h00 Encerramento da Feira

Domingo, dia 13 de setembro

15h00 Abertura da Feira
15h30 Prova Comentada Tintos de Baga, tintos com carácter, por João Afonso . EVSB (10 euros)
17h00 Entrega de Prémios do Concurso Carta de Vinhos Bairrada 2015 . EVSB
20h00 Encerramento do Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada 2015

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Evento: Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada 2015
Datas: 11 a 13 de Setembro
Local: Velódromo Nacional | Centro de Alto Rendimento de Sangalhos
Morada: Rua Ivo Neves, 405 -  Sangalhos - Anadia
Horários: 17h às 22h (sexta-feira); 15h às 22h (sábado); 15h às 20h (domingo)
Entrada: Livre
Copo + Bolsa: A compra é obrigatória para prova de vinhos
Preço do Copo + Bolsa: 3 ou 2 euros (desconto de 1 euro a quem apresente convite devidamente preenchido)
Mais informações: http://www.cm-anadia.pt

 

(2015-09-09) - Press Release







Notícias Relacionadas



Cabine de Leitura ao dispor da comunidade
19 setembro, 2019

Cabine de Leitura ao dispor da comunidade

A nova Cabine de Leitura do Jardim Municipal da Mealhada já está ao dispor da comunidade. Os livros passam a estar acessíveis a todos, sem restrições ...

Festival de Samba anima Mealhada
13 setembro, 2019

Festival de Samba anima Mealhada

O centro da cidade da Mealhada vai receber, amanhã, o Festival de Samba, numa noite que colocará em palco as quatro escolas de samba locais, que ...