4 Maravilhas presentes no Encontro com Vinho e Sabores da Bairrada

09 setembro, 2015

4 Maravilhas presentes no Encontro com Vinho e Sabores da Bairrada

A marca gastronómica 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada vai estar presente, de 11 a 13 de setembro, no evento "Encontro com o Vinho e Sabores - Bairrada 2015", que se realiza no Centro de Alto Rendimento (Velódromo de Sangalhos), em Anadia. As 4 Maravilhas vão ter um espaço de divulgação e venda de produtos no recinto do evento, procurando assim promover a marca nos concelhos vizinhos, em certames regionais de referência. Água, pão, vinho e leitão vão poder, então, ser apreciados a partir de sexta-feira e até domingo no Centro de Alto Rendimento de Anadia.

A água do Luso, o pão cozido em forno a lenha, o leitão assado da Bairrada (representado pelo restaurante O Castiço) e o vinho dos produtores do concelho vão marcar presença na terceira edição do Encontro com o Vinho e Sabores da Bairrada, que vai decorrer de 11 a 13 de setembro, em Anadia. A água, o pão, o leitão e doçaria do concelho vão ter dois stands para a sua apresentação e venda. Para além desses, três produtores de vinho concelhios, as Caves Messias, a Quinta do Carvalhinho e Rama & Selas também vão estar presentes, com stands próprios.

O Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada teve a sua primeira edição em 2013. A iniciativa surgiu de uma vontade conjunta de promover o que de melhor a região tem, capitalizando para (re)afirmar a identidade Bairrada através da promoção dos seus produtos mais emblemáticos, como sejam os vinhos e espumantes Bairrada com certificação de Denominação de Origem, mas também a sua gastronomia ímpar, com destaque para o leitão da Bairrada, o pão da Mealhada e a sua riquíssima doçaria regional: ovos-moles de Aveiro, Amores da Curia, queijadas de Águeda, Folar de Vale de Ílhavo, entre outras iguarias. Este é um evento capaz de atrair milhares de visitantes e que pretende valorizar a imagem da região numa oferta turística integrada onde as valências de enoturismo, do turismo termal, hotelaria e restauração constituem um fator dinamizador.

A entrada no Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada 2015 é gratuita, muito embora seja necessário adquirir o copo do evento por três euros para degustar os vinhos e espumantes em prova livre. Todas as atividades decorrerem no palco do EVSB, à exceção da prova de sábado, que tem lugar no Museu do Vinho de Anadia. As provas comentadas custam entre 10 e 20 euros e os jantares 35 euros. Os horários variam consoante os dias: das 17h00 às 22h00 na sexta-feira; das 15h00 às 22h00 no sábado; e entre as 15h00 e as 20h00 no domingo.

De 9 a 13 de Setembro, a organização do Encontro com o Vinho e Sabores 2015 tem prevista uma ação de promoção em mais de 30 restaurantes dos concelhos de Anadia, Mealhada, Coimbra e Aveiro. Quem almoçar ou jantar num dos espaços eleitos será brindado com uma flute de espumante Bairrada, ao mesmo tempo que recebe um convite para o EVSB, convite esse que oferece um desconto de um euro na compra do copo de prova. Quem entrar no evento com o convite, devidamente preenchido, habilita-se a um fim de semana numa unidade de alojamento da região, uma iniciativa da Rota da Bairrada.

ENCONTRO COM O VINHO E SABORES 2015

PROGRAMA:

Sexta-feira, dia 11 de setembro

09h30 Concurso de Espumantes Bairrada 2015 (apenas para jurados)
17h00 Inauguração do Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada 2015

Abertura da Feira
18h00 Prova Comentada Espumantes Bairrada: identidade de uma região, por João Paulo Martins. EVSB (10 euros)
19h30 Entrega de Prémios do Concurso de Espumantes Bairrada 201 . EVSB
20h00 Jantar Temático Sabores da Terra, pelo restaurante Casa Vidal. EVSB (35 euros)
22h00 Encerramento da Feira

Sábado, dia 12 de setembro

15h00 Abertura da Feira