Ir para o conteúdo principal

Centro de Interpretação Ambiental abre ao público no dia 1 de outubro

24 setembro, 2015

Centro de Interpretação Ambiental abre ao público no dia 1 de outubro

No dia em que se celebra a água, na próxima quinta-feira, 1 de outubro, o Centro de Interpretação Ambiental (CIA) da Mealhada vai abrir as suas portas à comunidade, com a apresentação de várias atividades sobre a temática. O Dia Mundial da Água dá assim o mote à inauguração oficial de um espaço lúdico e educativo, que procura despertar para a mudança de comportamentos e atitudes sobre a problemática ambiental e dotar os cidadãos de conhecimentos e meios que lhes permitam lidar com os desafios de um desenvolvimento sustentável. O programa tem início às 10h no espaço do CIA, no Parque da Cidade da Mealhada, e prolonga-se durante todo o dia, com diversas atividades dirigidas a toda a população. As atividades são gratuitas.

Situado em pleno Parque da Cidade da Mealhada - um espaço verde de 14 hectares onde se podem dinamizar atividades ao ar livre e de exploração da natureza - o CIA é um edifício equipado com modernos meios audiovisuais, preparado para realizar atividades como experiências, reutilização de materiais, observação à lupa, microscópio e outros conjuntos pedagógicos. A sua missão é a de informar e sensibilizar os cidadãos para a problemática ambiental, promovendo a mudança de comportamentos e de atitudes para que toda a comunidade, em conjunto, saiba lidar com os desafios do desenvolvimento sustentável.

As atividades promovidas no CIA têm, pois, como objetivos: despertar a curiosidade para o conhecimento e compreensão do meio natural que nos rodeia; interiorizar atitudes e valores respeitantes à sociedade de consumo e estimular o desenvolvimento de atitudes responsáveis com a preservação dos recursos naturais; contribuir para a formação de uma cidadania ambientalmente mais consciente e informada; dar a conhecer o património natural, sensibilizando para a valorização e preservação dos recursos naturais do concelho de Mealhada e da região; desenvolver a cooperação de alunos e professores em causas ambientais, construindo alicerces para uma sociedade ecologicamente saudável.

O CIA vai abrir as suas portas à comunidade na próxima quinta-feira, dia 1 de outubro, Dia Mundial da Água, com um programa de atividades dedicado a essa temática.


Programa:

10h às10h30

  • Abertura oficial
    (Rui Marqueiro, Presidente da Câmara Municipal da Mealhada)
    (António Gravato, Presidente da Fundação Mata do Buçaco)
    (Cristina Oliveira, Delegada Regional de Educação do Centro)

10h30 às 11h

  • Visualização de filme de animação
    (Água - O ciclo interminável)

11h às12h30

  • Cientistas do CIA em ação
    (Atividades e experiências sobre o ciclo da água, os problemas da poluição e a importância da poupança de água)

14h às14h30

  • Visualização de documentário
    ("Mondego", de Daniel Pinheiro)

14h30 às 15h30

  • Experiências com H2Água
    (Análise de algumas propriedades da água)

15h30 às 17h

Cada gota conta
(Jogos de sensibilização para a poupança de água)

(2015-09-24) - Press Release







Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...