Dia do Idoso celebrado com várias iniciativas na Mealhada

02 outubro, 2015

Dia do Idoso celebrado com várias iniciativas na Mealhada

O Dia Internacional do Idoso foi ontem, dia 1 de outubro, assinalado no concelho da Mealhada com uma série de iniciativas dinamizadas pela Câmara Municipal em vários espaços concelhios e dirigidas, sobretudo, aos utentes da área da Terceira Idade das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). O programa começou logo pela manhã, com uma conferência aberta ao público em geral sobre a temática "Cuidar do Cuidador" na Biblioteca Municipal e, em simultâneo, um passeio lúdico-interpretativo pela Mata Nacional do Buçaco. O ponto alto das comemorações foi o desfile de moda sénior, que decorreu durante a tarde na Quinta dos 3 Pinheiros, logo depois do almoço interinstitucional. O evento terminou com a grande Noite Musical, que levou perto de 300 pessoas ao Cineteatro Municipal Messias.

O dia foi dos idosos e não foram poucas as iniciativas que lhes foram dedicadas ontem no concelho da Mealhada. As comemorações do Dia Internacional do Idoso, organizadas pela Câmara Municipal da Mealhada, começaram logo pela manhã e em vários espaços concelhios. Enquanto na Mata Nacional do Buçaco cerca de 30 idosos iniciavam um percurso lúdico interpretativo, sob orientação de dois técnicos da Fundação Mata do Buçaco, no auditório da Biblioteca Municipal estava prestes a começar a conferência "Cuidar do Cuidador", com a oradora Paula Carrinho. Uma iniciativa dirigida aos técnicos da área social e de saúde, aos cuidadores informais, aos familiares de utentes das IPSS e à comunidade em geral, que teve grande adesão, com a sala bem composta.

"Tenho que agradecer particularmente à forma como todos os nossos parceiros trabalharam neste evento. O feedback que me chegou foi muito positivo. No passeio lúdico interpretativo, os participantes fizeram questão de falar do acolhimento que tiveram, do que aprenderam. E por isso, o meu agradecimento também à Anabela e ao Paulo da Fundação Mata do Buçaco", salientou a vereadora da Ação Social da autarquia, Arminda Martins, referindo ainda, em jeito de balanço do evento, que a conferência também recebeu os maiores elogios. "A temática é nova, delicada e as pessoas gostaram muito da forma como foi abordada, de uma forma diferente, positiva. Os participantes ficaram com vontade de saber mais, de continuarem a discutir este tema", acrescentou Arminda Martins.

Chegada a hora de almoço, os 30 participantes no percurso lúdico-interpretativo da Mata Nacional do Buçaco prepararam-se para um piquenique nas Portas de Coimbra, enquanto o espaço dos Três Pinheiros lotava com mais de 250 pessoas, entre utentes da área da Terceira Idade e técnicos das IPSS concelhias. Um almoço entre instituições do concelho, com o objetivo de promover o relacionamento e o convívio entre os seus utentes, que terminou depois com o ponto alto das celebrações: maquilhagem e preparação para um desfile de moda muito particular.

Um desfile de moda que levou à passadeira os verdadeiros homenageados do dia: os idosos, utentes da Terceira Idade das IPSS concelhias. Um desfile de moda sénior que encheu de alegria o espaço dos Três Pinheiros e que recebeu os maiores aplausos do público presente. "O desfile foi, sem dúvida, um momento a reter. Foi muito engraçado. Havia pares de modelos que pareciam realmente profissionais. O meu agradecimento a eles, modelos, aos utentes, e também aos técnicos das IPSS", concluiu a vereadora Arminda Martins.

O dia terminou em grande com um evento noturno. A Noite Musical encheu a sala de espetáculos do Cineteatro Municipal Messias, com cerca de 300 pessoas a comparecerem ao evento que homenageou as grandes músicas de outros tempos. Um espetáculo protagonizado pela Associação de Aposentados da Bairrada, a Filarmónica Pampilhosense, a Associação CADES (com Fados de Coimbra), a Filarmónica Lyra Barcoucense 10 de Agosto e a Universidade Sénior CADES, para a apresentação do hino da instituição. Uma noite dedicada aos idosos e a todas as entidades da Rede Social da Mealhada.

O evento foi promovido pela Câmara Municipal da Mealhada, no âmbito da Rede Social da Mealhada, e contou com a colaboração das IPSS concelhias e o apoio da Sociedade de água do Luso, Escola Profissional Vasconcellos Lebre, Fundação Mata do Buçaco, Associação CADES, Universidade Sénior CADES, Associação de Aposentados da Bairrada, Filarmónica Lyra Barcoucense 10 de Agosto, Filarmónica Pampilhosense, Bombeiros Voluntários da Mealhada e Bombeiros Voluntários da Pampilhosa.

(2015-10-02) - Press Release