Vinhos da Mealhada presentes na Feira de Gastronomia de Santarém

29 outubro, 2015

Vinhos da Mealhada presentes na Feira de Gastronomia de Santarém

Os produtores de vinho do concelho da Mealhada que participaram no XIV Concurso Internacional "La Selezione del Sindaco 2015" vão estar presentes, amanhã, dia 30 de outubro, das 12h às 01h, no 35º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém. O convite foi feito à Câmara Municipal pela Associação Nacional de Municípios Portugueses do Vinho (ANMP) que, amanhã, pelas 19h, irá entregar o prémio de melhor espumante a concurso ao produtor vencedor. O Espumante Branco Casa de Sarmento 2009 foi considerado o melhor do concurso, sendo o único espumante português a receber medalha de ouro. Os vinhos vão poder ser apreciados também, pelas 19h00, numa prova de vinhos integrada no 2º Salão Nacional do Vinho a decorrer no 35º Festival Nacional de Gastronomia.

Recorde-se que a Mealhada candidatou 15 vinhos ao concurso. Desses, seis foram premiados: dois vinhos foram distinguidos com a Grande Medalha de Ouro (Vinho Tinto 4 Maravilhas 2009 e Vinho Tinto Milheiro Selas Reserva 2001), três com a Medalhada de Ouro (Espumante Branco Casa de Sarmento 2009, Vinho Tinto Messias 2010 e Vinho Tinto Casa de Sarmento 2011) e um com a Medalha de Prata (Vinho Branco Casa de Sarmento - Maria Gomes 2013). De realçar que o melhor espumante do concurso (apenas três conseguiram medalha de ouro), e o único português, foi o Espumante Branco Casa de Sarmento 2009.

"O resultado foi excelente e é preciso assinalá-lo. Dos 1100 vinhos a concurso, 400 desses portugueses, a Mealhada conquistou duas grandes medalhas de ouro (só 27 foram atribuídas e, dessas, 17 para Portugal), três medalhas de ouro - uma delas para o Espumante do Sr. Sarmento, o único português a ser distinguido com ouro -, e mais uma de prata. É um orgulho e só prova que os nossos vinhos têm qualidade. É preciso que os consumidores saibam disso", afirmou o presidente da Câmara Municipal, Rui Marqueiro.

"La Selezione del Sindaco" é o único concurso que prevê participação de produtores e dos seus municípios

"La Selezione del Sindaco" é um concurso enológico que possibilita a participação conjunta do produtor e do município. Esta relação entre municípios e produtores é um dos principais fatores diferenciadores deste concurso internacional que, este ano e pela primeira vez, saiu de Itália e decorreu em Portugal, mais concretamente no Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras, já no final do mês de maio. Uma iniciativa da AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho, que foi responsável pela sua organização, em parceria com a associação italiana Cittá del Vino e a Rede Europeia das Cidades do Vinho (Recevin).

O concurso colocou à prova mais de 1100 vinhos de toda a Europa e Brasil, dos quais 400 foram portugueses, tendo as amostras sido avaliadas por um júri internacional composto por 80 provadores, com a ajuda de um software especificamente criado para o efeito. O concurso contou com uma adesão significativa de municípios e produtores nacionais e os resultados provaram a qualidade dos vinhos portugueses - do total de 301 medalhas atribuídas, 147 premiaram vinhos portugueses. O concurso conferiu um total de 131 Medalhas de Prata, das quais 52 foram para Portugal (1 para a Mealhada); 143 Medalhas de Ouro, tendo Portugal arrecadado 78 (3 para a Mealhada); e 27 Medalhas Grande Ouro, com Portugal a distinguir-se também aqui, recebendo 17 (3 para a Mealhada).

(2015-10-29) - Press Release