Ir para o conteúdo principal

Tardes AltAmbiente às quartas-feiras no Centro de Interpretação da Mealhada

05 novembro, 2015

Tardes AltAmbiente às quartas-feiras no Centro de Interpretação da Mealhada

O Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada tem à disposição, todas as quartas-feiras, das 14h30 às 16h30, as Tardes AltAmbiente. Uma iniciativa dirigida a crianças e jovens, dos 10 aos 15 anos, que são convidadas a ocupar as suas tardes livres com atividades de educação ambiental e descoberta da natureza. As atividades são gratuitas e visam assinalar as efemérides ambientais de cada mês, com o objetivo de sensibilizar os participantes para as problemáticas a elas associadas. As inscrições são, contudo, obrigatórias e devem ser efetuadas através de e-mail centroambiental@cm-mealhada.pt, ou do número de telefone 231 200 980.


Programa de atividades de novembro:

4 nov
"Autóctones contra Invasoras"
Jogos sobre espécies autóctones e espécies invasoras, alerta para os efeitos negativos das invasoras na floresta Portuguesa.

11 nov
"Viver em comunhão com a floresta"
Composição de histórias com base em imagens retiradas de um filme. Leitura das história e visualização do filme.

18 nov Dia Nacional do Mar (16 de novembro)
"Um mar de atividades"
Atividades de sensibilização sobre a poluição do mar que provoca a morte de muitos seres vivos.

25 nov
Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro)
"Porque o que é nosso é autóctone"
Percurso pelo PCM para recolha de bolotas de carvalho e posterior sementeira em  vasos ecológicos.


Inscrições:
Nº máximo de participantes: 20
Inscrição: centroambiental@cm-mealhada.pt ou 231200980
A inscrição deve conter as seguintes informações: nome(s) do(s) participante(s) e idade(s), nome e contacto de quem inscreve e atividade em que se inscreve

+ info
Centro de Interpretação Ambiental

O Centro de Interpretação Ambiental é um espaço lúdico e educativo, equipado com modernos meios audiovisuais e preparado para realizar as mais diversas atividades pedagógicas, localizado no Parque da Cidade. Um espaço destinado a toda a comunidade, mas que terá uma especial importância para os alunos do concelho. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h, e oferece as mais variadas atividades, dirigidas a todas as camadas da população, sendo apenas necessária uma inscrição prévia com quinze dias de antecedência. A dinamização do espaço está a cargo da engenheira ambiental, Lídia Dias. A sua gestão resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal da Mealhada e a Fundação Mata do Buçaco.

O CIA tem como missão informar e sensibilizar os cidadãos para a problemática ambiental, promovendo a mudança de comportamentos e de atitudes, para que toda a comunidade saiba lidar com os desafios do desenvolvimento sustentável. As atividades promovidas no espaço têm, pois, como objetivos: despertar a curiosidade para o conhecimento e compreensão do meio natural que nos rodeia; interiorizar atitudes e valores respeitantes à sociedade de consumo e estimular o desenvolvimento de atitudes responsáveis com a preservação dos recursos naturais; contribuir para a formação de uma cidadania ambientalmente mais consciente e informada; dar a conhecer o património natural, sensibilizando para a valorização e preservação dos recursos naturais do concelho de Mealhada e da região; desenvolver a cooperação de alunos e professores em causas ambientais, construindo alicerces para uma sociedade ecologicamente saudável.

(2015-10-30) - Press Release







Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...