Ir para o conteúdo principal

Comemorações dos 35 anos do 25 de Abril de 1974

19 março, 2009

Comemorações dos 35 anos do 25 de Abril de 1974
Dia 24|Abr - 21h30
Cine-Teatro Municipal Messias


Este é um projecto musical que reflecte o olhar da geração mais jovem sobre a obra do músico Zeca Afonso, que desafia os demais a uma reflexão sobre a obra poética e musical desta figura impar da cultura portuguesa. “20 Canções para Zeca Afonso” surge em 2007, duas décadas depois do desaparecimento do músico, e é um espectáculo que pretende recriar a raiz popular da música de Zeca Afonso num contexto inovador, que concilia as melodias das canções (vozes), os timbres jazzísticos do trio de Jazz (guitarra, baixo e bateria) que acompanham os instrumentos solistas (saxofone e piano) e a ambiência subtil do quarteto de cordas, numa fusão única de universos musicais. O repertÓrio seleccionado inclui temas muito popularizados e outros menos divulgados entre um público mais generalista. Um espectáculo de 90 minutos, que se revela uma alternativa original e requintada de prestar homenagem a Zeca Afonso, “procurando o equilíbrio entre uma mensagem emocional clara, pelas palavras e temas musicais, e a leveza fraterna e optimista prÓpria da sua música”, divulga a produtora, numa nota sobre o projecto.

RepertÓrio: “Tenho barcos”, “Menino do bairro negro”; “Canção de embalar”; “Traz outro amigo também”; “Maria Faia”; “Cantigas de Maio”; “Senhor Arcanjo”; “Coro da Primavera”; “A morte saiu à rua”; “Fui à beira mar”; “Venham mais cinco”; “Adeus, Ó Serra da Lapa”; “Redondo Vocábulo”; “O homem voltou”; “Os índios da meia-praia”; “Não é meu bem”; “Senhora que o velho”; “Verdade é Mentira”; “Eu dizia”; “Benditos”; “à proa”.

As reservas para o espectáculo podem ser efectuadas através do telefone 231 209 870 e 231 200 980. Os bilhetes podem ser ainda adquiridos, e levantados, na bilheteira do Cine-Teatro Municipal Messias, das 20h às 22h, de quinta-feira a segunda-feira, ou das 15h às 18h de domingo.

Concepção|Arranjos RAFAEL FRAGA
Direcção musical JOãO PAULO ESTEVES DA SILVA

ALEXANDRA áVILA voz
JOãO DAVID ALMEIDA voz
JORGE REIS saxofonesv RAFAEL FRAGA guitarras
AUGUSTO MACEDO baixo
João Rijo bateria
JOãO PAULO ESTEVES DA SILVA piano

QUARTETO DE CORDAS
ANTÓNIO NOGUEIRA E PATRÍCIA TOMé violino
SANDRA RAPOSO viola
CARLOS COSTA violoncelo


Dia 25|Abr

10h00 – Hastear da Bandeira Nacional nos Paços do Município
- Guarda de Honra pelos Bombeiros da Mealhada e Pampilhosa
- Hino Nacional executado pela FilarmÓnica Lyra Barcoucense 10 de Agosto
- Largada de Pombos (Grupo ColumbÓfilo da Mealhada)
- Deposição duma coroa de flores junto ao monumento aos mortos em combate do Concelho

10h10 - Sessão Solene da Assembleia Municipal

16h00 – Tarde de Folclore no Jardim Municipal da Mealhada
Rancho FolclÓrico S. João - Casal Comba
Rancho FolclÓrico e Grupo Etnográfico de Pampilhosa







Notícias Relacionadas