Cineteatro Messias recebe Escolíadas Júnior dias 28 e 29 de novembro

06 novembro, 2015

Cineteatro Messias recebe Escolíadas Júnior dias 28 e 29 de novembro

O Cineteatro Municipal Messias vai receber, mais um ano, as Escolíadas Júnior, que nesta edição têm os contos tradicionais como tema e espetáculos marcados para as 10h30, 15h e 17h dos dias 28 e 29 de novembro. Um projeto que valoriza as Artes na Educação, promovendo uma maior articulação entre as áreas de expressão e as restantes disciplinas que integram o plano curricular do 1º ciclo do Ensino Básico (CEB). As Escolíadas Júnior são organizadas pela Associação Escolíadas, numa parceria com a Câmara Municipal da Mealhada, e destinam-se às escolas do 1º CEB do município, envolvendo, assim, cerca de 600 alunos do concelho. O preço do bilhete é de 2 euros e pode ser adquirido nas escolas do 1º CEB do concelho da Mealhada.

Defendendo que as Artes na Educação são apresentadas como um fator essencial no desenvolvimento social, cognitivo, psicomotor e afetivo das crianças, a Associação Escolíadas desenvolveu, o ano passado, com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada, um que procurou trabalhar essa componente artística junto dos alunos das escolas do 1º CEB do concelho: as Escolíadas Júnior. E correu tudo muito bem, com a iniciativa a despertar a atenção dos alunos, pais e professores e os espetáculos a lotarem a sala principal do Cineteatro Municipal Messias.

O projeto Escolíadas Júnior incide sobre os 3º e 4º anos do 1º CEB, envolve a escola e a comunidade, e tem início logo no primeiro período do ano letivo, com a preparação de trabalhos específicos nas áreas do teatro, música e dança, que serão depois apresentados num espetáculo no Cineteatro Municipal Messias. Os 1º e 2º anos também participam no espetáculo, assistindo às apresentações no palco e apoiando a sua escola.

O evento deste ano vai decorrer nos dias 28 e 29 de novembro, com espetáculos agendados para as 10h30, 15h e 17h dos dois dias. E o tema são os contos tradicionais, tal como sugere o texto de apresentação enviado pela associação. «Todos nós nos lembramos das histórias velhinhas, em florestas, onde o Lobo Mau dava o ar de sua graça. Este ano, decidimos revisitá-las. Todas as escolas do 1º ciclo do concelho de Mealhada trabalham, durante este período letivo, para ocupar a floresta com lobos maus, cabritinhos, avozinhas e muitas mais surpresas! Quem conta um conto... acrescenta um ponto! Prontos para esta viagem à infância e ao universo dos contos tradicionais?»

O preço dos bilhetes é de 2 euros e esses podem ser adquiridos nas escolas do 1º CEB concelhias.

(2015-11-06) - Press Release