Mealhada recebeu galardão de autarquia

24 novembro, 2015

Mealhada recebeu galardão de autarquia

A Câmara Municipal da Mealhada voltou a receber a "Bandeira Verde" por boas práticas e políticas "amigas das famílias". A cerimónia de entrega do galardão de "Autarquia + Familiarmente Responsável" aconteceu no dia 18 de novembro, no auditório da Associação Nacional de Municípios Portugueses, em Coimbra. A atribuição do galardão resulta de um inquérito realizado a nível nacional pela entidade promotora do projeto, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), que avalia as políticas de família dos municípios em diferentes áreas de atuação. "Este prémio tem como principal objetivo dar visibilidade às autarquias com boas práticas e incentivar as restantes a fazerem mais e melhor no âmbito das políticas de apoio à família", frisou Isabel Paula Santos, Coordenadora do OAFR.

A autarquia mealhadense é uma das 41 que foram distinguidas, entre as 104 que responderam ao inquérito realizado pelo OAFR, num total de 308 municípios existentes no território nacional.

Neste questionário foram analisadas as políticas municipais relativas à família em 11 áreas de atuação: 1.apoio à maternidade e paternidade; 2.apoio às famílias com necessidades especiais; 3.serviços básicos; 4.educação e formação; 5.habitação e urbanismo; 6.transportes; 7.saúde; 8.cultura, desporto, lazer e tempo livre; 9.cooperação e participação social; 10.facilitadores e 11. Medidas de conciliação entre trabalho e família (que analisa as boas práticas das autarquias com os seus funcionários em matéria de conciliação entre trabalho e família).

Os dados recolhidos através dos inquéritos encontram-se disponíveis no site do Observatório, em www.observatorioafr.org, permitindo a todos os interessados ficar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos municípios vencedores, bem como dos restantes participantes.

(2015-11-24) - Press Release