Ir para o conteúdo principal

Natal Ecológico de 21 a 30 de dezembro no Centro de Interpretação da Mealhada

14 dezembro, 2015

Natal Ecológico de 21 a 30 de dezembro no Centro de Interpretação da Mealhada

O Centro de Interpretação Ambiental (CIA) da Mealhada preparou um conjunto de oficinas didáticas, destinadas aos mais novos, para celebrar a quadra natalícia. A iniciativa chama-se Natal Ecológico e vai decorrer de 21 a 30 de dezembro, às segundas, terças e quartas-feiras, das 14h às 16h30, no espaço do CIA, no Parque da Cidade. Uma iniciativa dirigida a crianças dos 6 aos 13 anos, que são convidadas a ocupar as suas tardes com atividades de educação ambiental e descoberta da natureza. As atividades são gratuitas, mas de inscrição obrigatória. A inscrição deve ser efetuada para o e-mail centroambiental@cm-mealhada.pt, ou através do número de telefone 231 200 980.

Programa de atividades do Natal Ecológico:

21 de dezembro
"O pacote que virou postal"

Oficina de reutilização de resíduos para a elaboração de postais de Natal.

22 de dezembro
"Duendes na Mata do Bussaco"

Leitura da história "Duendes na Mata do Bussaco" e elaboração de duendes.

23 de dezembro 
"Presentes na Floresta"

Oficina de reutilização de materiais para a elaboração de enfeites ou presentes natalícios.

28 de dezembro
"O Pinguim Eco(n)gelado"

Oficina de reutilização de resíduos para a elaboração de pinguins.

29 de dezembro
"Ciência gélida"

Experiências sobre o processo do ciclo da água e visualização de cristais de gelo ao microscópio.

30 de dezembro
"O Aderno que queria ser um Pinheiro de Natal"

Leitura da história "O Aderno que queria ser um Pinheiro de Natal" e elaboração de mochos decorativos.

Inscrições:
Nº máximo de participantes: 20
Inscrição: centroambiental@cm-mealhada.pt ou 231200980

A inscrição deve conter as seguintes informações: nome(s) do(s) participante(s) e idade(s), nome e contacto de quem inscreve e atividade em que se inscreve

+ info

Centro de Interpretação Ambiental

O Centro de Interpretação Ambiental é um espaço lúdico e educativo, equipado com modernos meios audiovisuais e preparado para realizar as mais diversas atividades pedagógicas, localizado no Parque da Cidade. Um espaço destinado a toda a comunidade, mas que terá uma especial importância para os alunos do concelho. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h, e oferece as mais variadas atividades, dirigidas a todas as camadas da população, sendo apenas necessária uma inscrição prévia com quinze dias de antecedência. A dinamização do espaço está a cargo da engenheira ambiental, Lídia Dias. A sua gestão resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal da Mealhada e a Fundação Mata do Buçaco.

O CIA tem como missão informar e sensibilizar os cidadãos para a problemática ambiental, promovendo a mudança de comportamentos e de atitudes, para que toda a comunidade saiba lidar com os desafios do desenvolvimento sustentável. As atividades promovidas no espaço têm, pois, como objetivos: despertar a curiosidade para o conhecimento e compreensão do meio natural que nos rodeia; interiorizar atitudes e valores respeitantes à sociedade de consumo e estimular o desenvolvimento de atitudes responsáveis com a preservação dos recursos naturais; contribuir para a formação de uma cidadania ambientalmente mais consciente e informada; dar a conhecer o património natural, sensibilizando para a valorização e preservação dos recursos naturais do concelho de Mealhada e da região; desenvolver a cooperação de alunos e professores em causas ambientais, construindo alicerces para uma sociedade ecologicamente saudável.

(2015-12-02) - Press Release







Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...