Mau tempo provoca estragos durante o fim de semana na Mealhada

11 janeiro, 2016

Mau tempo provoca estragos durante o fim de semana na Mealhada

O mau tempo que se fez sentir durante o fim de semana, um pouco por todo o país, também afetou o concelho da Mealhada. A chuva intensa provocou uma série de inundações no concelho, que levaram ao corte de vias, nomeadamente na Pampilhosa (mais concretamente na reta de Larçã, no Túnel da Lagarteira e estrada de Póvoa do Loureiro), no Travasso, na estrada Luso - Penacova, na estrada Sernadelo-Antes e na N1/ IC2 (junto ao Lidl e à Repsol).

As duas corporações de bombeiros do concelho, da Pampilhosa e Mealhada, estiveram no terreno, bem como uma equipa da Câmara Municipal da Mealhada. O período mais crítico aconteceu na noite de sábado para domingo, tendo sido registadas dezenas de ocorrências, entre inundações, quedas de árvores e derrocadas, automóveis submersos e ainda uma situação de entrada de água numa casa particular.

"A maior parte dos problemas que tivemos foram em infraestruturas que não são do município e muitos deles provocados pela subida do rio Cértima", informou, ontem, a vereadora Arminda Martins. "O período pior aconteceu entre a meia-noite as 3h de domingo. É importante agir com brevidade e se o conseguirmos uma hora depois das chuvas intensas iniciarem é mais fácil controlar os estragos, como aconteceu na tarde de sábado. Na noite de sábado para domingo já foi mais complicado", adiantou.

Arminda Martins garantiu ainda que a Câmara Municipal já detetou situações que podem ser melhoradas e que serão comunicadas às entidades responsáveis, de forma a minimizar os danos que ocorrem em períodos de chuva intensa. "Quero agradecer às duas corporações de bombeiros, que foram inexcedíveis, e aos colaboradores da Câmara Municipal que trabalharam arduamente, desde às 9h de sábado até às 5h de domingo", concluiu a vereadora.