Ir para o conteúdo principal

Vêm aí as Férias Eco-Páscoa no Centro de Interpretação da Mealhada

15 fevereiro, 2016

Vêm aí as Férias Eco-Páscoa no  Centro de Interpretação da Mealhada

O Centro de Interpretação Ambiental (CIA) da Mealhada preparou um conjunto de oficinas didáticas, centradas no ambiente para ocupar as tardes das crianças, dos 6 aos 13 anos, no período de férias da Páscoa. As Férias Eco-Páscoa  vão realizar-se de 21 de Março a 1 de Abril,  entre as 14h e as 16h, no espaço do CIA, no Parque da Cidade. As atividades vão desde jogos de exploração da fauna e flora a percursos de observação de coelhos, da construção de comedouros para aves a atividades de sensibilização para a importância das florestas e sementeiras.

As atividades são gratuitas, mas de inscrição obrigatória, permitindo-se ao participante a inscrição apenas na atividade que lhe interesse. A inscrição deve ser efetuada para o e-mail centroambiental@cm-mealhada.pt, ou através do número de telefone 231 200 980, até dia 7 de Março.

Programa de atividades das Férias Eco-Páscoa:

1ª semana

21 de março - Dia Mundial da Floresta e da Árvore
"Uma árvore não é só uma simples árvore"

Oficina de sensibilização para a importância das florestas e sementeiras.

22 de março - Dia Mundial da Água
"Água - um ciclo natural"

Análise da qualidade da água e construção de mini-ETAR"s.

23 de março - Dia Mundial da Meteorologia
"A previsão do tempo para hoje é..."

A influência do clima no ambiente e construção de um higrómetro natural.

24 de março
"Caça a aventura"

Jogo de exploração de pistas alusivas à fauna e flora do concelho.


2ª semana

29 de março
"Visita virtual do zoo de Lisboa"

Sessão por videoconferência com o Jardim Zooológico de Lisboa.

30 de março
"Alimentar a passarada"

Oficina de reutilização de resíduos na construção de comedouros para aves.

31 de março
"Uma história na floresta"

Leitura da história "o mocho vai de férias" e percurso de descoberta de vestígios animais.

1 de abril
"Os coelhos do Parque"

Percurso de observação de vestígios de coelhos e oficina de reutilização de resíduos.

Inscrições:
Nº máximo de participantes: 20
Inscrição: centroambiental@cm-mealhada.pt ou 231200980
A inscrição deve conter as seguintes informações: nome(s) do(s) participante(s) e idade(s), nome e contacto de quem inscreve e atividade em que se inscreve.

+ info

Centro de Interpretação Ambiental

O Centro de Interpretação Ambiental é um espaço lúdico e educativo, equipado com modernos meios audiovisuais e preparado para realizar as mais diversas atividades pedagógicas, localizado no Parque da Cidade. Um espaço destinado a toda a comunidade, mas que terá uma especial importância para os alunos do concelho. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h, e oferece as mais variadas atividades, dirigidas a todas as camadas da população, sendo apenas necessária uma inscrição prévia com quinze dias de antecedência. A dinamização do espaço está a cargo da engenheira ambiental, Lídia Dias. A sua gestão resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal da Mealhada e a Fundação Mata do Buçaco.

O CIA tem como missão informar e sensibilizar os cidadãos para a problemática ambiental, promovendo a mudança de comportamentos e de atitudes, para que toda a comunidade saiba lidar com os desafios do desenvolvimento sustentável. As atividades promovidas no espaço têm, pois, como objetivos: despertar a curiosidade para o conhecimento e compreensão do meio natural que nos rodeia; interiorizar atitudes e valores respeitantes à sociedade de consumo e estimular o desenvolvimento de atitudes responsáveis com a preservação dos recursos naturais; contribuir para a formação de uma cidadania ambientalmente mais consciente e informada; dar a conhecer o património natural, sensibilizando para a valorização e preservação dos recursos naturais do concelho de Mealhada e da região; desenvolver a cooperação de alunos e professores em causas ambientais, construindo alicerces para uma sociedade ecologicamente saudável.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 fevereiro 2018






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...