Executivo aprova projeto de remodelação do sistema de abastecimento de água à Mealhada

24 fevereiro, 2016

Está concluído e aprovado o projeto que vai remodelar o sistema de abastecimento de água à cidade Mealhada, tornando-o mais eficiente. A obra vai resolver também os problemas na parte oeste do município, em Ventosa do Bairro, Arinhos e Póvoa do Garção.

O executivo mealhadense aprovou, em reunião de Câmara realizada ontem, 22 de fevereiro, o projeto de remodelação do Sistema de Abastecimento de Água à cidade da Mealhada, que inclui também o projeto da adutora entre Antes e Ventosa, um fecho de rede. A obra, na sua globalidade, ascende a mais de um milhão de euros (IVA incluído).

A intervenção no sistema de abastecimento à cidade preconiza a implementação de um conjunto de condutas (a chamada adutora principal) que melhorarão de forma significativa o abastecimento de água à cidade. A partir do reservatório Fiéis de Deus (Lograssol), que recebe água em alta, será construída uma grande adutora que procede depois à distribuição da água, em baixa, ao consumidor doméstico.

O projeto prevê a setorização da rede de distribuição de águas por Zonas de Medição e de Controlo na conduta principal e, posteriormente, será dotado de contadores inteligentes que debitam informação em tempo real sobre os consumos domésticos. Na prática, os serviços municipais conseguirão monitorizar e saber de eventuais perdas de água mais rapidamente para, de forma célere, corrigirem estas situações.

Além da remodelação das condutas, que absorvem parte substancial do orçamento da obra, cerca de 572 mil euros, o investimento inclui a construção dos edifícios para instalação dos equipamentos necessários às Zonas de Medição e de Controlo. O custo da empreitada de remodelação do Sistema de Abastecimento de Água à Mealhada é de 679.470,55 euros (+ IVA).

A este valor acresce o correspondente ao Projeto da Adutora entre Antes e Ventosa do Bairro, 183.618,21 euros. Esta obra vai completar o sistema de abastecimento de águas na União de Freguesias da Mealhada, Antes e Ventosa, fechando a rede, e permite solucionar problemas existentes nas povoações de Ventoso do Bairro, Arinhos e Póvoa do Garção. Inclui a construção de uma estação elevatória em Antes, a construção de uma adutora entre esta estação e a rede de Ventosa e o aumento da secção de rede, desde a Rotunda do Cardal até à entrada do reservatório elevado da Antes.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 fevereiro 2018