Ir para o conteúdo principal

Contas aprovadas com altas taxas de execução e sem dívida

07 abril, 2016

Contas aprovadas com altas taxas de execução e sem dívida

O Executivo Municipal da Mealhada aprovou, por unanimidade, o Inventário e Documentos de Prestação de Contas, relativos a 2015. Do Relatório de Gestão sobressaem as altas taxas de execução obtidas a nível da receita e da despesa, a inexistência de dívida e a capacidade de endividamento.

Os documentos demonstram que ao nível da receita foi atingida uma taxa de execução de 97% enquanto ao nível da despesa as taxas de execução se situam nos 81%. Valores elevados que refletem "o rigor orçamental aquando da elaboração do orçamento e do esforço realizado ao longo do ano económico para cumprimento dos objetivos propostos", refere o Relatório de Gestão.

A execução total da receita atingiu os 19,2 milhões de euros, agregando 11.900 mil de receita corrente, 2.900 mil euros de receitas de capital e 4.300 mil euros de outras receitas, que correspondem ao saldo da gerência anterior e às reposições não abatidas aos pagamentos.

A execução orçamental da despesa fixou-se no montante global de cerca de 14.800 mil euros, ao qual corresponde uma taxa de execução de 81,25%.

Conseguiu-se assim uma poupança corrente de cerca de 2.600 mil euros. Como explica o documento apresentado ao executivo, as receitas correntes arrecadadas atingiram o montante de cerca de 11.900 mil euros enquanto as despesas se ficaram pelos 9.200 mil euros, permitindo que a diferença fosse aplicada em despesas de capital.

O Município transitou de ano sem dívida, já que os gastos incorridos foram pagos na sua totalidade. De resto, esta taxa de realização de despesa de 100% é prática do município desde há vários anos.

A boa situação económica do Município da Mealhada reflete-se também na capacidade de endividamento. O valor limite da dívida total fixado por lei rondava os 17.400 mil euros, muito embora o Município apenas se tenha ficado pelos 3100 euros que, ressalve-se, não constitui dívida própria mas das entidades em que o Município tem participação. 

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 abril 2018






Notícias Relacionadas