Ir para o conteúdo principal

Rota Eco-Escolas terminou na Mealhada com apadrinhamento da atriz Alda Gomes

09 junho, 2016

Rota Eco-Escolas terminou na Mealhada com apadrinhamento da atriz Alda Gomes

O Projeto Rota Eco-Escolas - "Rota dos 20" terminou, esta manhã, com a entrega de testemunho à Câmara Municipal da Mealhada. A cerimónia contou com a presença das crianças do Jardim-de-infância da Pampilhosa, que se deslocaram de comboio, chamando a atenção para a mobilidade sustentável, e com a atriz Alda Gomes, que apadrinhou o projeto no concelho.

O testemunho passou de escola em escola, num total de 13 entidades, com a entrega a ser feita das mais diversas formas de mobilidade sustentável: a pé, de bicicleta, de autocarro, com recurso a um animal de tração e, hoje, de comboio. Cada uma das escolas e IPSS foi recebendo a bandeira e o registo e acrescentando contributos relacionados com a mobilidade sustentável, num documento que foi entregue à Autarquia e à Associação Bandeira Azul (ABAE), dinamizadora do projeto.

As crianças e as professoras foram recebidas pelo executivo e pela atriz Alda Gomes numa pequena cerimónia em que trocaram impressões sobre o que cada um de nós pode fazer pela melhoria do ambiente e redução da pegada ecológica. Dos pequeninos ouviram-se conselhos como "fechar as torneiras enquanto lavam os dentes ou andar de bicicleta", enquanto os adultos as sensibilizaram para as responsabilidades ambientais que terão no futuro e as alertaram para a riqueza que significa para o concelho da Mata Nacional do Buçaco.

O convite para a visita a Mata Nacional do Buçaco foi reiterado pelo presidente da Fundação Mata do Buçaco e por Alda Gomes, atriz conhecida de telenovelas, que se confessou fã desta floresta.

O testemunho passou pelo Jardim de infância de Antes, segue para a EB1 de Antes a EB1 de Casal Comba, o Centro Escolar da Mealhada, a Escola Profissional Vasconcellos Lebre, a EB1 de Barcouço, o jardim de infância do Carqueijo, o Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa, a Casa da Criança Maria do Resgate Salazar, Fundação Bissaya Barreto do Luso, o Jardim de infância da Vacariça, o Jardim de infância da Quinta do Valongo, o jardim de infância do Canedo e o jardim de infância da Pampilhosa.

A iniciativa "Rota Eco- Escolas" (www.rotados20.abae.pt) coordenada pela Associação Bandeira Azul (ABAE) | Programa Eco-Escolas, visa alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, sustentável, eficiente e inclusiva, através do envolvimento das crianças e jovens, professores, assistentes e auxiliares, encarregados de educação e município. Decorre simultaneamente em 20 regiões e iniciou-se simbolicamente a 22 de abril de 2015 - o Dia da Terra e Dia Internacional de Ação Eco-Schools.

Mais informações sobre o projeto em ecoescolas@abae.pt

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 junho 2018






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...