Mealhada celebra Dia Internacional da Juventude com iniciativa

01 agosto, 2016

Mealhada celebra Dia Internacional da Juventude com iniciativa

Vem aí o Dia Internacional da Juventude e a Câmara Municipal da Mealhada está a preparar um dia verdadeiramente "fora da caixa" para todos os jovens do concelho e da região.

O dia 12 de agosto será inteiramente dedicado à juventude com o foco em duas vertentes: a lúdica, que inclui um workshop de dança com o conhecido ator e bailarino Cifrão e uma "glow night out" animada pelo dj Fernando Alvim; e uma vertente mais séria, relacionada com a sensibilização da população jovem para diversos temas da esfera da saúde e cidadania como a obesidade ou a sexualidade.

A programação começa logo pela manhã com ações de sensibilização de rua junto do núcleo central da cidade. As unidades móveis do Instituto Português do Desporto e da Juventude e do Hospital da Misericórdia da Mealhada vão estacionar junto ao Largo do Tribunal e da Rua Dr Costa Simões para que os técnicos vão ao encontro dos jovens com mensagens de promoção da saúde. Em simultâneo, decorrerão, no Jardim Municipal e nas ruas pedonais, pequenas oficinas de arte urbana. Serão facultados pincéis, tintas, telas, caixas e contentores do lixo para que sejam decorados pelos jovens, numa atividade dinamizada pelo setor de Ação Social da Câmara Municipal da Mealhada, em colaboração com o Centro Social de Santo Amaro - APPACDM Anadia.

A tarde começa com a atuação de Francisco Xico, no Jardim Municipal da Mealhada, seguindo-se o workshop de dança com Cifrão. O ator e bailarino vai partilhar dicas e ensinar passos de dança até meio da tarde. Pelas 18h a guerra de balões de água fecha a animação no centro da cidade e dá o mote ao programa noturno, este já no Parque da Cidade da Mealhada.

Pelas 22h tem início a "Glow night party". O Parque da Cidade será iluminado com luz negra e serão oferecidas pinturas faciais e corporais, juntamente com brindes glow. Haverá ainda uma pista de espuma glow e um concurso de bodypainting glow, cujo primeiro prémio são 400 euros. A noite prolonga-se ao som do conhecidíssimo dj Fernando Alvim.

O principal objetivo do evento é promover uma atitude consciente e responsável junto dos jovens, no que concerne à adoção de hábitos de vida saudáveis e ocupação positiva do seu tempo de lazer. Este dia integra o programa "Verão é na Mealhada", que visa proporcionar momentos de lazer à população que fica no concelho em tempo de férias, bem como dinamizar a economia local, chamando as pessoas aos vários núcleos da cidade. O programa é dinamizado pela autarquia, com a produção da Escolíadas - Associação Sócio-cultural.

Programa:

10h l Ações de Sensibilização
Zonas pedonais l Rua Costa Simões l Rua Cerveira Lebre l Jardim Municipal
Unidade móvel do Hospital da Misericórdia da Mealhada
Unidade Móvel do Programa Extra Cuida-te - IPDJ de Aveiro
Roda Viva - Jovem Voluntario por um dia

10h l Arte de Rua l Zonas pedonais l Rua Costa Simões l Rua Cerveira Lebre l Jardim Municipal
Pintura de tela, tecido e decoração de objetos em bancas que estarão à disposição dos jovens criadores

15h30 l Música com Francisco Xico l Jardim Municipal da Mealhada

16h30 l Workshop de dança com Cifrão l Jardim Municipal da Mealhada.

18h l Guerra de Balões de Água - Três equipas que competem entre si ao som de músicas temáticas. - Jardim Municipal da Mealhada

22h l GLOW NIGHT OUT l Parque da Cidade

23h l Pista de Espuma Glow l Parque da Cidade
Abertura da Pista de Espuma Glow com Dj David Silva - um canhão irá projetar espuma com reação a luz negra.

24h30 l Dj Fernando Alvim l Parque da Cidade

Regulamento - Body Painting Glow (951KB)

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 agosto 2018