Ir para o conteúdo principal

Executivo aprova alterações propostas pelo GIR para concluir processo do Cineteatro da Pampilhosa

20 setembro, 2016

Executivo aprova alterações propostas pelo GIR para concluir processo do Cineteatro da Pampilhosa

A Câmara Municipal da Mealhada aprovou ontem, em reunião de Executivo, as últimas alterações propostas pela direção do Grémio de Instrução e Recreio (GIR) para a assinatura do protocolo que permitirá finalizar as obras e abrir ao público o Cineteatro da Pampilhosa.

As alterações foram aprovadas por unanimidade e a expectativa do Executivo é a de que as mesmas permitam finalizar um processo já longo, que impediu, até agora, a abertura daquela infraestrutura.

O Cineteatro da Pampilhosa é um edifício de enorme valor histórico, que data de 1906, sendo uma das primeiras salas de espetáculos do país. E foi ponto de passagem de grandes companhias de teatro até meados da década de 80 do século XX, quando fechou portas.

Depois de várias tentativas de reerguer o espaço, deu-se início à empreitada de recuperação do emblemático edifício, com o apoio financeiro do Governo e da Câmara Municipal da Mealhada, no valor de mais de 400 mil euros. O prazo de conclusão das obras seria de um ano, mas surgiram diversas complicações que impediram o teatro de reabrir portas.

Em 2014, o executivo aprovou a verba de 150 mil euros para finalizar as obras do Cineteatro, mas esta ficaria dependente do protocolo de cooperação que nunca chegou a ser aprovado pelo GIR. Já em março deste ano chegou ao Executivo Municipal nova proposta de protocolo, mas, posteriormente, foram sendo sucessivamente solicitadas alterações. Aprovadas estas últimas alterações ao documento, o Executivo conta que esteja ultrapassado o impasse que durava há alguns anos. 

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 setembro 2018






Notícias Relacionadas