Município assinala 500 anos da entrega do Foral de Vacariça e Mealhada com recriação histórica

29 setembro, 2016

Município assinala 500 anos da entrega do Foral  de Vacariça e Mealhada com recriação histórica

A Câmara Municipal da Mealhada e a Junta de Freguesia da Vacariça vão assinalar os 500 anos da entrega do Foral de Vacariça e Mealhada no próximo dia 5 de outubro, com uma encenação histórica que transportará o povo ao séc. XVI.

A efeméride será assinalada, num primeiro momento, no salão nobre dos Paços do Município, com a leitura do Foral emitido por d. Manuel I, seguindo-se depois para a Vacariça onde decorrerá a encenação da entrega do documento.

Depois do almoço aberto à população, será feito o "anúncio da chegada da comitiva régia que aqui se apresta para outorgar, em mãos do conselho de homens bons da vila e seu alcaide, o mui novo foral à vila de Mealhada". A partir daqui, o povo "a gente do burgo, senhoriais, plebeus e arraia-miúda", todos os convocados por D. Manuel I, pela mão do escrivão da alfândega da vila de Aveiro, assistirão ao cortejo para receber a régia comitiva de Sua Alteza Real e, posteriormente, a aceitação e proclamação do Foral.

Toda esta cerimónia será feita num ambiente que remete ao século XVI, com os cavaleiros e escudeiros, os feirantes, os músicos, os artistas circenses e espetáculos de Cetraria a recriarem um cenário de época.

Foi em 1514 que D. Manuel, Rei de Portugal e dos Algarves, atribuiu o Foral de Vacariça e Mealhada, mas o documento só foi entregue dois anos depois, a 5 de Outubro de 1516.

11h30 | Saída da Vacariça para a Mealhada

12h00 | Leitura do Foral na Mealhada  l Paços do Município

13h00 | Chegada à Vacariça

l Almoço aberto à população

15h00 | Recriação da Entrega do Foral

Anúncio da chegada da comitiva régia

Milícia de homens de armas nos seus melhores trajes

Cortejo para receber a régia comitiva de Sua Alteza Real, D. Manuel I

17h00 | Aceitação e proclamação do Foral

I Salva de columbrinas.

I Entrega, por parte do emissário régio Fernão de Pina, nas mãos do alcaide da vila, da cópia do Foral. Leitura pública dos aspetos mais importantes do foral.

17h30 | Salva de columbrinas e encerramento dos festejos

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 setembro 2018