Homenagem comovida a Homero Serra, presidente de Junta de Luso durante 24 anos

06 novembro, 2016

Homenagem comovida a Homero Serra,  presidente de Junta de Luso durante 24 anos

A Câmara Municipal da Mealhada e a Junta de Freguesia de Luso homenagearam, hoje de manhã (dia 6 de novembro), Homero Serra, atribuindo o nome do ex-presidente da autarquia local ao Anfiteatro de Várzeas. Uma cerimónia simples, mas emocionada, em que foi recordado um "homem de valores e de princípios".

A comoção presente nos rostos de algumas dezenas de pessoas presentes na cerimónia demonstra que Homero da Silva Serra continua vivo na memória de quem o conheceu. Mas para as gerações vindouras fica imortalizado no Anfiteatro no centro de Várzeas, a localidade onde viveu grande parte da sua vida, com uma placa, breve, explicando quem foi este presidente de Junta de Freguesia de Luso. "Um trabalho de 24 anos à frente de uma junta de freguesia é obra!", sublinhou Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, que recordou vários episódios com o homenageado. "Aceitou ser candidato à junta num cenário muito difícil e quando toda a gente pensava que não iria ganhar, ganhou. E ganhou mediante o trabalho e a admiração que tinha dos seus concidadãos", recordou o edil, salientando ainda a "grande dedicação que Homero Serra sempre mostrou em defesa e a favor da sua freguesia e das suas gentes".

Claudemiro Semedo, presidente da Junta de Freguesia de Luso, lembrou valores e princípios de um homem dedicado "à vila de Luso e ao concelho", "próximo das pessoas", "que tantas vezes sacrificava a vida privada em favor da vida pública".

Também José Arruda, presidente da Associação de Deficientes das Forças Armadas, da qual Homero Serra foi dirigente, prestou honras ao homenageado e recordou a solidariedade e camaradagem que o caraterizavam.

Homero Cristina Serra foi eleito presidente da Junta de Freguesia de Luso em 1989 e foi sendo reeleito, durante 24 anos consecutivos, até 2013. Faleceu em janeiro de 2015.

A inauguração do anfiteatro decorreu no âmbito de algumas obras de beneficiação deste largo central em Várzeas, nomeadamente na Capelinha das Almas, bem como na obra de  repavimentação dos principais arruamentos da aldeia, num investimento da Câmara Municipal da Mealhada de cerca de 45 mil euros.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 novembro 2018