Ir para o conteúdo principal

Câmara da Mealhada assina contrato de desenvolvimento desportivo com Federação Portuguesa de Futebol

24 novembro, 2016

Câmara da Mealhada assina contrato de desenvolvimento desportivo com Federação Portuguesa de Futebol

A Câmara Municipal da Mealhada assinou hoje um contrato programa de desenvolvimento desportivo com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e com a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) que visa incrementar a prática de Desporto no Concelho. Com o contrato, a Autarquia assume os custos inerentes às inscrições de mais de 400 jovens atletas nos sete clubes do concelho, nas categorias mais jovens.

O Município da Mealhada, a FPF e a AFA comprometem-se, igualmente, a incrementar e a generalizar ainda mais a prática do futebol e futsal no 1.º ciclo, em articulação com os clubes do Concelho. O acordo vai ainda permitir que os clubes amadores da Mealhada sejam parceiros principais no projeto "AFA na Escola" e que os jovens atletas de futebol e futsal sejam integrados como praticantes federados.

Este programa abrange 24 turmas de alunos do 1º ciclo nas Atividades de Enriquecimento Curricular, na área de Atividade Física e Desportiva. É desenvolvido por 16 técnicos dos clubes desportivos, coadjuvados pelos professores da AEC, em seis locais diferentes: nos centros escolares da Mealhada e da Pampilhosa, no Luso, e nos pavilhões de Barcouço, Casal Comba e Escoa de Antes.

Além das três entidades, subscreveram o protocolo os sete clubes do concelho: Atlético Clube do Luso, Centro Recreativo de Antes, Clube Desportivo do Luso, Futebol Clube de Barcouço, Futebol Clube Pampilhosa, Grupo Desportivo da Mealhada e Sport Clube de Carqueijo.

Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, explicou que o protocolo se insere numa política de incentivo à prática do desporto, sobretudo na vertente de formação, que levou à melhoria e criação de raiz de diversas infraestruturas. "Acabámos de construir três campos sintéticos, temos o Centro de Estágios de Luso, temos feito diversos investimentos em pavilhões para apoio do futebol e de outras modalidades. Acredito que a Mealhada, um município de média dimensão, se está a transformar numa referência a nível nacional, no que respeita ao Desporto. E este não é um trabalho apenas meu, mas de todos os presidentes que por aqui passaram e tiveram sempre em mente o desenvolvimento sustentável e a criação de condições para a prática do desporto por parte dos jovens", sublinhou o autarca.

Fernando Gomes, presidente da FPF, saudou a "aposta do Município no Desporto" e, com a adesão ao projeto, "o contributo que o mesmo significa em apoios diretos aos clubes e aos atletas e suas famílias". "A Mealhada dá aqui um exemplo ao resto do país", afirmou o dirigente.

Arménio Pinho, presidente da AFA, sublinhou a disponibilidade do município em custear as novas inscrições de atletas nos clubes, revelando que o primeiro encontro convívio com as crianças envolvidas neste programa acontece dia 8 de dezembro, no Estádio Municipal da Pampilhosa.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 novembro 2018






Notícias Relacionadas



Seminário "O Desporto precisa de todos" centra-se no impacto de eventos desportivos municipais
20 fevereiro, 2024

Seminário "O Desporto precisa de todos"

O Município da Mealhada realiza, dia 23 de fevereiro, no Cineteatro Messias, o seminário "O desporto precisa de todos. Como? – Eventos ...