Ir para o conteúdo principal

Gripe aviária de alta patogenicidade

25 novembro, 2016

Gripe aviária de alta patogenicidade

De acordo com a Comissão Europeia existe, neste momento, um elevado risco decorrente das últimas ocorrências de influenza aviária de alta patogenicidade HPAI do subtipo H5N8, em aves selvagens encontradas mortas em diversos Estados Membros, designadamente numa exploração da Hungria, localizada a cerca de 50 km do local onde se identificou esta estirpe viral num cisne selvagem.

Estas ocorrências marcam o início da circulação sazonal do vírus da gripe aviária, estirpe HPAI H5N8, que constitui motivo de elevada preocupação pelo seu caráter altamente patogénico, pelo que é expetável que este vírus venha a ser detetado noutros Estados Membros.

Neste quadro, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária e a ANMP alerta para a circunstância de atualmente existir um elevado risco de entrada do vírus nas explorações avícolas, pelo que o Município solicita o reforço das medidas de biossegurança e vigilância aos proprietários deste tipo de explorações.

Alerta ainda todos os envolvidos em atividades de proteção e conservação da natureza, caçadores e população para a necessidade de colaboração na vigilância de aves selvagens, devendo reportar qualquer ocorrência de mortalidade anormal à Direção Geral de Alimentação e Veterinária.






Tags


aviso gripe aves 



Notícias Relacionadas



Covid-19 - Situação Epidemiológica
26 novembro, 2021

Covid-19 - Situação Epidemiológica

Covid-19: são 42 os casos ativos de Covid-19 registados pela Autoridade Local de Saúde até ao dia 23 de novembro, no Município da Mealhada. É de ...
Proibido caçar
27 novembro, 2020

Proibido caçar

Na sequência da reunião de hoje da Proteção Civil Municipal da Mealhada e após esclarecimentos ali prestados pelo comandante do Destacamento da ...