Centro de Interpretação Ambiental com oficinas "Tardes Altambiente" e "Hoje é dia de…"

28 novembro, 2016

Centro de Interpretação Ambiental com oficinas

As duas oficinas têm uma forte componente de consciencialização ambiental aliada à criatividade das crianças jovens.

As tardes de quarta-feira são dirigidas às crianças e jovens, dos 10 aos 15 anos, que assim podem ocupar os seus tempos livres com atividades de educação ambiental e de descoberta da natureza. A primeira acontece dia 7 de dezembro, assinalando o Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem, a segunda, dia 14 de dezembro, será dedicada à floresta e aos enfeites de Natal.

A oficina "Hoje é dia de..." está disponível a toda a população e sem necessidade de marcação prévia. Dura 15 minutos, durante a semana, entre as 9h e as 12h30 e as 13h30 e as 17h, e, em dezembro, realiza-se dias 15 e 21.

As atividades são gratuitas e visam assinalar as efemérides ambientais de cada mês, com o objetivo de sensibilizar os participantes para as problemáticas que lhes estão associadas. As inscrições para as "Tardes Altambiente" são obrigatórias e devem ser efetuadas através de e-mail centroambiental@cm-mealhada.pt, ou do número de telefone 231 200 980.

Programa de atividades de dezembro:

TARDES ALTAMBIENTE

Dia

Efeméride a comemorar

Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem (4 de dezembro)

"SOS Vida Selvagem"

Desafios sobre os animais selvagens.

Cantinho do artista florestal

Elaboração de enfeites natalícios com materiais da floresta.

"HOJE É DIA DE..."

Dia

Efeméride a comemorar

Dia Internacional do Chá

"Venha degustar um chá quentinho!"

Chegada do Inverno

"Leve um boneco de neve para casa!"

Centro de Interpretação Ambiental

O Centro de Interpretação Ambiental é um espaço lúdico e educativo, equipado com modernos meios audiovisuais e preparado para realizar as mais diversas atividades pedagógicas, localizado no Parque da Cidade. Um espaço destinado a toda a comunidade, mas que terá uma especial importância para os alunos do concelho. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h, e oferece as mais variadas atividades, dirigidas a todas as camadas da população, sendo apenas necessária uma inscrição prévia com quinze dias de antecedência. A dinamização do espaço está a cargo da engenheira ambiental, Lídia Dias.

O CIA tem como missão informar e sensibilizar os cidadãos para a problemática ambiental, promovendo a mudança de comportamentos e de atitudes, para que toda a comunidade saiba lidar com os desafios do desenvolvimento sustentável. As atividades promovidas no espaço têm, pois, como objetivos: despertar a curiosidade para o conhecimento e compreensão do meio natural que nos rodeia; interiorizar atitudes e valores respeitantes à sociedade de consumo e estimular o desenvolvimento de atitudes responsáveis com a preservação dos recursos naturais; contribuir para a formação de uma cidadania ambientalmente mais consciente e informada; dar a conhecer o património natural, sensibilizando para a valorização e preservação dos recursos naturais do concelho de Mealhada e da região; desenvolver a cooperação de alunos e professores em causas ambientais, construindo alicerces para uma sociedade ecologicamente saudável.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 novembro 2018