Ir para o conteúdo principal

Gala Desportiva do Município da Mealhada prestou homenagem e premiou desporto

31 janeiro, 2017

Gala Desportiva do Município da Mealhada prestou homenagem e premiou desporto

Durante mais de duas horas, o palco do Cineteatro Messias foi de homenagem ao desporto que se pratica no concelho, mas também fora dele, com reconhecimento sentido a todos aqueles que levam longe os nomes da Mealhada e de Portugal, em mais uma edição da Gala Desportiva do Município da Mealhada.

Esta 11ª edição, com apresentação de José Nunes, jornalista e comentador da RTP/ Antena 1, teve diversos pontos altos protagonizados por atletas, dirigentes e técnicos do concelho e pelos inúmeros convidados de relevo do mundo do desporto, como a Seleção Nacional de Hóquei em Patins, que se sagrou campeã europeia em 2016, como Domingos Paciência e Toni, treinadores que se confessaram admirados com a diversidade e qualidade do desporto no município da Mealhada, com os exemplos de vida de Lenine Cunha, o atleta paralímpico mais medalhado do mundo, e de Manuel Mendes, que ganhou a medalha de bronze na Maratona dos Paralímpicos do Rio de Janeiro.

Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, sublinhou os exemplos destes atletas, referindo que a Gala é apenas um momento simbólico que pretende enaltecer o mérito "de quem faz a parte difícil do trabalho: atletas, dirigentes, clubes e equipas técnicas".

Ao autarca coube a entrega do Prémio Alto Prestígio, que, nesta edição, distinguiu António Carlos Andrade pela dedicação ao desporto, nomeadamente ao Grupo Desportivo da Mealhada, seu clube de coração, onde foi jogador e dirigente e que nunca esqueceu, mesmo quando assumido funções na Associação de Futebol de Aveiro. "Saber reconhecer o valor dos outros e torná-lo público é uma atitude nobre", disse António Carlos Andrade, mesmo ao fechar do pano desta 11ª edição da Gala Desportiva do Município da Mealhada.

 

VENCEDORES

Associação Desportiva do Ano - CENTRO CULTURAL DESPORTIVO E RECREATIVO DA PEDRULHA
Treinador do Ano - TIAGO VITAL - KICKBOXING - Atlético Clube do LUSO
Dirigente do Ano - FRANCISCO ALEIXO - FUTEBOL - Grupo Desportivo MEALHADA    
Atleta do Ano - RICARDO FERREIRA - ANDEBOL - SPORT LISBOA E BENFICA
Revelação do Ano - VANDA BICA - Kickboxing - Atlético Clube do LUSO
                             - JOÃO BATISTA - Kickboxing - Atlético Clube do LUSO
Equipa do Ano - SENIORES - FUTEBOL - Grupo Desportivo da MEALHADA
Prémio Dedicação 1 - Álvaro Pereira
Prémio Dedicação 2 - João Rato
Prémio Dedicação 3 - Jorge Silva Rato
Prémio Incentivo - Patinagem Artística
Prémio Incentivo - Futebol Clube Barcouço
Prémio Carreira - Tó Macarrão
Alto Prestígio - António Carlos Andrade

Prémio de Mérito Desportivo:

Davide Emanuel Tomé - Hóquei Clube da Mealhada (HCM) - Natação
Eduardo Gomes Fernandes - HCM - Natação
Artur Yruchuk - HCM - Natação
Marco André Almeida - HCM - Natação
Equipa de Seniores do FC Pampilhosa - Futebol
Equipa de sub 13 - HCM - Hóquei em patins
Equipa de sub 17 -HCM - Hóquei em patins
Equipa de seniores - HCM - Hóquei em patins
Grupo Columbófilo da Mealhada - Columbofilia
João Baptista - Atlético Clube do Luso -  kempo e kickboxing
José Tomé  - Atlético Clube do Luso -  kempo e kickboxing
Vanda Bica - Atlético Clube Do Luso - Kempo E Kickboxing
João Duarte - Clube De Canoagem De Amora - Canoagem
José Artur - ADC Pescadores Da Pampilhosa - Pesca Desportiva
Pedro Pereira - ADC Pescadores Da Pampilhosa - Pesca Desportiva
Filipe Silva - ADC Pescadores Da Pampilhosa  - Pesca Desportiva
Paulo Carvalheira Castela - Ténis - Académica De Coimbra
Ricardo Ferreira - Andebol - Sport Lisboa E Benfica
Vasco Bica - Downhill
Infantis Femininos - Casa Do Povo Da Vacariça -  Andebol
Iniciados Femininos - Casa Do Povo Da Vacariça - Andebol
Juvenis Masculinos - Casa Do Povo Da Vacariça - Andebol

Link para fotos:

https://www.dropbox.com/s/jo3gjttwthbgltz/11GalaDesportiva.zip?dl=0

 

Categorias de prémios:

Associação Desportiva do Ano

Este prémio será atribuído à Associação Desportiva que tenha tido um desempenho de relevo, ao nível do fomento e desenvolvimento desportivo com reconhecido impacto na vida social do concelho e do seu próprio crescimento estrutural e organizativo.

 

Equipa do Ano

Atribuído à equipa que apresente resultados desportivos assinaláveis ao nível competitivo, um comportamento ético desportivo prestigiante para o concelho ou um desempenho geral distintivo em termos da sua atividade desportiva.

Dirigente do Ano

Reservado a distinguir a capacidade de trabalho, a dedicação e a competência colocadas ao serviço da direção e gestão da sua instituição, apresentando-se na sua ação dirigente como exemplo de bom desempenho a favor do dirigismo desportivo local.

Atleta do Ano

Atribuído ao atleta que, no ano de 2016, se evidenciou no plano da prática e da competição desportiva em que esteve envolvido a título individual ou coletivo.

 

Treinador do Ano

Prémio atribuído ao treinador que desenvolveu um trabalho de relevo ao serviço de uma modalidade desportiva quando em representação de um clube do Concelho ou ao serviço de um clube fora deste, desde que seja natural do concelho da Mealhada.

 

Revelação do Ano

Este prémio será atribuído a um agente desportivo, (dirigente, atleta, treinador ou outro técnico ou colaborador) que, no ano de 2016, se tenha distinguido no seu desempenho desportivo, técnico ou funcional, constituindo uma esperança para o desenvolvimento do desporto no concelho.

 

Mérito Desportivo

Prémio atribuído a Dirigentes, Treinadores, Atletas ou Equipas do Concelho de Mealhada que em 2016 tiveram resultados relevantes em Provas de âmbito Nacional ou Internacional, ou que participaram em Seleções Nacionais.

 

Alto Prestígio

Prémio que pretende homenagear uma personalidade que, na sua vida social e desportiva, contribuiu de uma forma exemplar e dedicada para o desenvolvimento do desporto no Concelho, constituindo-se como uma referência para as várias gerações de desportistas.

 

Prémio Incentivo

Prémio atribuído a entidades e instituições que, em 2016, tenham implementado e desenvolvido iniciativas significativas com impacto no desenvolvimento do desporto no Concelho da Mealhada.

Prémio Dedicação

Prémio com o objetivo de homenagear pessoas - vulgarmente conhecidas por "carolas" - cujo percurso de vida se confunde com o das instituições a que se dedicam de forma empenhada e desinteressada.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 janeiro 2018






Notícias Relacionadas



Autarquia da Mealhada apoia associações desportivas
04 dezembro, 2019

Autarquia da Mealhada apoia associações ...

A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de Executivo Municipal, a atribuição de 115 mil euros às associações desportivas do concelho, no âmbito do ...

Autarquia e IPSS reúnem para pensar o futuro
18 novembro, 2019

Autarquia e IPSS reúnem para pensar o futuro

A Câmara Municipal da Mealhada promoveu um jantar de reunião com responsáveis das 15 instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho para ...