Câmara avança com Plano de Regeneração Urbana

09 fevereiro, 2017

Câmara avança com Plano de Regeneração Urbana

A Câmara Municipal da Mealhada aprovou, em reunião de Executivo Municipal, o programa preliminar do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), bem como o programa relativo à construção de um Parque de Estacionamento.

As obras vão transformar o núcleo central da cidade da Mealhada. O Plano de Ação de Regeneração Urbana visa requalificar, articulando os vários equipamentos existentes no centro, nomeadamente o edifício da Câmara Municipal, a Biblioteca Municipal, a Estação da CP e o futuro Centro de Mostra e Promoção de Produtos e Ideias, que será edificado na antiga destilaria do Instituto da Vinha e do Vinho, situado numa das entradas neste núcleo central. Este projeto implica a requalificação das Ruas Visconde Valdoeiro, Cerveira Lebre, Capitão Cabral e Dr. Luís Navega. Nestas ruas, a intervenção pretende a melhoria das condições de conforto e segurança ao nível da mobilidade, com um ordenamento espacial sistematizado ao nível do mobiliário urbano, pavimentos, iluminação, sinalética, sombra e estrutura verde, aumento da funcionalidade e amenidade das diversas áreas e garantindo uma gestão e manutenção eficazes.

A intervenção pretende ainda a regulamentação clara da ocupação da via pública, tanto no ordenamento do espaço como dos usos, de modo a contribuir para reforçar a atratividade e as dinâmicas de animação diurna e noturna; a promoção da vertente multifuncional, garantindo a coexistência e compatibilidade de usos (habitação, comércio, turismo e recreio) e o aumento dos níveis de conforto ambiental e urbanístico.

O custo estimado da obra a realizar é de 1.837.560,00 €(+IVA).

O Programa aprovado para a Requalificação Urbanística do Centro Histórico de Mealhada - Requalificação de Vazio Urbano com Parque de Estacionamento constitui uma componente fundamental da estratégia global para o centro histórico da Mealhada, expressa no PARU, e surge no âmbito da requalificação das Ruas Visconde Valdoeiro, Cerveira Lebre, Capitão Cabral e Dr. Luis Navega e o Centro de Mostra e Promoção de Produtos e Ideias. Será constituída uma bolsa de estacionamento à superfície, cuja conexão a este eixo comercial e equipamento permitirá absorver os lugares de estacionamento suprimidos nas intervenções e concentrar e facilitar o estacionamento no centro.

As obras realizar-se-ão numa faixa de terreno a Nascente da Linha do Norte e adjacente ao Centro Histórico de Mealhada. O custo estimado da obra é de 780.524 €+lVA.

A aprovação destes programas preliminares permite avançar agora com o desenho dos projetos de execução.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 fevereiro 2018