Utentes das IPSS comemoram Dia de São Valentim em almoço oferecido pela autarquia

15 fevereiro, 2017

O Dia de São Valentim foi comemorado por cerca de 70 utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho da Mealhada. Casais de longa data - e alguns mais recentes - viveram uma tarde diferente e celebraram os sentimentos que os unem, num almoço com tarde dançante oferecido pela Autarquia.

O "Dia de São Valentim" foi diferente para quase todos os que nele participaram. Idílio Alves e Marina Borges, namorados há cerca de um ano, desde altura em que passaram a frequentar o Centro Social da Freguesia de Casal Comba, foram dos poucos que trocaram, logo pela manhã, uns miminhos. Um ramo de flores com cartão com dedicatória, para ela, uma carteira, para ele. São a exceção. A maior parte dos casais presentes, muitos dos quais casados há mais de 50 anos, não assinalariam o dia se não fosse este almoço. São os casos de Antero da Cruz e de Leosete Batista, casados há 60 anos, oriundos do Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro, de Joaquim Melo e de Maria Conceição Marques, casados há 54 anos, e de Agostinho Pereira e de Maria Isabel Campar, casados há 56 anos, participantes que vieram da Casa do Povo da Vacariça. "Nunca ligámos a nada disso. Quando éramos mais novos a vida era só de trabalho e antigamente também não se falava disto", referem, explicando que, também por isso, esta tarde é diferente. "Gostamos sobretudo deste convívio, de passar uma tarde fora, de ver outros ambientes", admite Joaquim Melo.

Sob o mote "Uma história a dois... com amor, sem diferença", o Setor Social da Autarquia procura, precisamente, proporcionar momentos de lazer, de partilha de experiências e de convívio aos utentes, celebrando os afetos e os sentimentos. A iniciativa foi também efusivamente celebrada pelos utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) - Centro de Santo Amaro de Casal Comba que aproveitam a ocasião para verem amigos e namorados. O almoço, que a autarquia realiza desde 2014, decorreu no Restaurante Pedagógico A Prova dos Novos, situado no Jardim Público da Pampilhosa, da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, e foi seguido de tarde dançante e de troca de lembranças, feitas pelo Setor de Ação Social.

Para a iniciativa foram convidadas todas as IPSS com as valências da terceira idade e deficiência do concelho, que contaram com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa e da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação do Concelho da Mealhada.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 fevereiro 2018