Leitão à Mesa um evento servido com cultura

06 março, 2017

Leitão à Mesa um evento servido com cultura

De 25 de março a 2 de abril, a Mealhada recebe um evento que envolve a cultura de um concelho com as 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada: Água, Pão, Vinho e Leitão!

Uma semana recheada de atividades e experiências para viver na Mealhada tendo o Leitão como convidado principal. Tertúlias, oficinas, espetáculos, degustações e muitas histórias serão servidas durante estes nove dias.

No passado mês de janeiro, a Mealhada foi eleita como Destino Gastronómico do Ano (2016) segundo a revista Wine - A Essência do Vinho, pela mesa que apresenta diariamente a quem a visita. Esta distinção é um reconhecimento do potencial turístico e gastronómico de um concelho que orgulhosamente se insere na região da Bairrada e que, identificando os seus pontos fortes nomeou aquelas que são conhecidas pelas 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada: Água, Pão, Vinho e Leitão!

Este ano, à semelhança de anos anteriores, o Município da Mealhada promove uma semana inteiramente dedicada às suas 4 Maravilhas. Desta vez a gestão do evento foi entregue às entidades Living Place, Dias do Avesso, Portugal com Paixão e Bioliving, que procuram ao longo de 9 dias associar animação e cultura ao turismo gastronómico!

O conceito do evento é associar cada uma das 4 Maravilhas a uma área diferente a ser explorada, ou seja: à água estará associada a Saúde; ao pão associamos as Oficinas; ao vinho associamos o Entretenimento;  e ao leitão associamos a História deste destino Gastronómico.

Na área da Saúde, serão realizadas atividades físicas no Parque da cidade da Mealhada e no Lago do Luso, sempre aos domingos de manhã, acompanhadas por outras atividades ligadas ao ambiente como a libertação de uma ave pelo CERVAS de Gouveia.

Nas padarias da Mealhada, aos sábados à tarde, irão decorrer Oficinas ligadas ao tradicional pão da Mealhada e doçaria regional.

O Entretenimento acontecerá em ambiente vinícola, durante os serões de sábado, com Música nas Adegas, acompanhada de visita e degustação de vinhos e sabores bairradinos.

Finalmente, no interior dos restaurantes*, durante os nove dias, cada um irá contar um pouco da sua história, na primeira pessoa, tanto em imagens como em relatos de episódios que fizeram das famosas casas de Leitão da Bairrada o que elas são hoje. As exposições podem ser visitadas a qualquer hora do dia, conforme o horário do estabelecimento.

Ainda durante o primeiro sábado vai decorrer um Concurso de Urban Sketcher, com o objetivo de elaborar desenhos de cariz turístico. A atividade orientada por Joel Faria, está neste momento com inscrições em curso através do email leitaonamealhada@gmail.com e tem o valor de 10€/pessoa.

Aos domingos à tarde haverá lugar para ouvir contar aquilo que nunca ninguém contou pelas Maravilhas da Mesa da Mealhada, através de uma experiência turística que levará o visitante a conhecer histórias e lugares inesperados.

Para os mais novos durante os fins de semana, no Posto de Turismo da Mealhada vão realizar-se oficinas com pinturas de porquinhos, com o valor simbólico de 1,50€.

De 27 a 31 de março, durante a semana, decorrerão tertúlias associadas às temáticas "Água, Pão, Vinho e Leitão", e ainda um seminário sobre Turismo. Realiza-se um por dia, em locais tão distintos, como adegas, restaurantes e escolas. Estas conversas irão contar com a presença do Dr. Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal, Fernando Brandão de Boa Cama Boa Mesa do Expresso, José Arruda da AMPV (Associação de Municípios Portugueses do Vinho), entre outros ilustres oradores.

Durante todo o evento, estará ainda a ser comercializado o "Pack Especial 4 Maravilhas", que contém duas sandes de leitão, uma garrafa de 33cl de água do Luso e uma garrafa de vinho (aderente do projeto 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada). Este pacote pode ser adequirido nos restaurantes aderentes do evento*, ou através de vales disponívels nos Postos de Turismo da Mealhada e Luso. O valor será de 14€e permite saborear as 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada de uma maneira rápida, económica e igualmente deliciosa.

Todas as atividades têm inscrição obrigatória e limitada.
Preços:
Atividades físicas - 1€
Oficinas - 1€
Música nas Adegas - 5€
Contar o que ninguém conta - 1€
Tertúlias e Seminários - Gratuito, apenas a Tertúlia sobre o leitão tem o preço de 3€

Pode consultar todo o programa em facebook | Leitão à Mesa. Informações e inscrições através do email leitaonamealhada@gmail.com

*restaurantes aderentes do projeto 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada: Restaurante Pedro dos Leitões, Restaurante Castiço, Restaurante Típico da Bairrada, Restaurante Rei dos Leitões, Restaurante Pic-Nic, Restaurante NelsonFt, Restaurante Portagem Bairrada Center, Restaurante Rocha, Restaurante Otávio dos Leitões, Restaurante Adega na Quinta dos Três Pinheiros.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 março 2018