Mealhada comemora Dia Nacional dos Moinhos com três dias de atividades nos moinhos do concelho

17 março, 2017

A Câmara Municipal da Mealhada assinala o Dia Nacional dos Moinhos com atividades abertas a toda a população nos moinhos do concelho, no Lograssol, em Santa Cristina e, este ano, também na Lameira de S. Geraldo.

O Dia Nacional dos Moinhos celebra-se a 7 de abril e, mais uma vez, o Município associa-se à Rede Portuguesa de Moinhos com um vasto programa de atividades em torno dos moinhos de água de Santa Cristina e do Lograssol, situados na freguesia da Vacariça, nos dias 7, 8, 9 de abril. Este ano, também o moinho do Rabino, na Lameira de S. Geraldo, estará aberto para visitas.

As atividades programadas são diversas e abrangentes. Em Santa Cristina, os visitantes terão oportunidade de ver e ouvir o antigo moleiro Armindo Lopes a mostrar como funciona o seu moinho de água. No Lograssol, os alunos da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL) poderão assistir à cozedura do pão em forno tradicional e, claro, provar o resultado final.

Em ambos os locais, para além da visita aos moinhos, existirão diversas atividades que procuram proporcionar alguns momentos de lazer à população, tirando partido dos magníficos espaços verdes que envolvem estes moinhos. Os visitantes poderão participar em workshops, participar numa caminhada ou em ações de sensibilização relacionadas com dieta saudável. Haverá ainda um mercadinho com produtos biológicos e artesanato, tasquinhas e um festival de sopas (Ver programa).

Ao assinalar este dia com atividades nos parques que circundam os moinhos, o Município da Mealhada procura fazer eco dos objetivos da Rede Portuguesa da Moinho: "chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral".

A iniciativa é realizada pela Câmara Municipal da Mealhada, pela Fundação Mata do Buçaco e pelas Juntas de Freguesia de Luso e Vacariça, e conta com o apoio da Rede Portuguesa de Moinhos, do Grupo Cénico de Santa Cristina, da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, da Associação Recreativa e Cultural Os Amigos do Pego, do Centro Cultural Lameirense, da Living Place, da UCC da Mealhada e do Hospital da Misericórdia da Mealhada.

sexta-feira l 7 de abril

Cozedura do pão (EPVL)
Construir um moinho - (Grupo Cénico de Santa Cristina) - destinado às IPSS

Workshop "Levar cor ao meu moinho" Oficina de reutilização de materiais