Ir para o conteúdo principal

Projeto de carregador de telemóveis sem fios vence Concurso Municipal de Ideias de Negócio

24 março, 2017

Projeto de carregador de telemóveis sem fios vence Concurso Municipal de Ideias de Negócio

"Joy magnet" é o nome do projeto que venceu, ontem, o Concurso Municipal de Ideias de Negócio. Trata-se de um carregador de telemóveis sem fios, capaz de aproveitar a energia das radiações eletromagnéticas de radiofrequência.

O projeto, de três alunos da Escola Secundária da Mealhada, permite carregar aparelhos elétricos sem serem necessários fios condutores, possibilitando também o carregamento destes aparelhos à distância, ultrapassando assim os tradicionais carregadores. Os consumidores poderão, assim, carregar o telemóvel em qualquer lugar, desde que nas proximidades exista uma fonte emissora de radiações eletromagnéticas de radiofrequência, como por exemplo os "routers". É esta a ideia de negócio que a Mealhada levará à final intermunicipal da CIM - Região de Coimbra, dias 1 e 2 de abril, em Tábua.

José Diogo Jesus, José Pedro Cruz e Nuno Miguel Laranjo, alunos do 12º ano, estão já a criar o protótipo a apresentar no concurso que reúne os projetos vencedores dos restantes 18 municípios da CIM - Região de Coimbra.

Esta quarta edição do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) ao abrigo do programa "Educação Empreendedora nas Escolas", contou com o envolvimento de três escolas da Mealhada - Secundária, Escola Profissional Vasconcellos Lebre e Escola Básica - e de quase 200 alunos. Pela primeira vez, houve um projeto do terceiro ciclo, denominado "CheiràBairrada", que representará o Município, na final da sua categoria, dia 27 de maio, na Iª Expo Empresas Júnior, em Mortágua.

Das 14 candidaturas apresentadas no Secundário e Profissional, foram escolhidas 10 com ideias diversificadas: da gastronomia, com incidência nas 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada (água, pão, vinho e leitão) a projetos como um carregador de tintas, um estojo multifunções ou uma garrafa com temporizador e doseador de comprimidos.

O júri, composto pelo vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte, pelo presidente da Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira (ACIBA), Carlos Pinheiro, e pela técnica superior do Município, Magda Costa, avaliou cada um dos projetos segundo cinco critérios: o grau de inovação, a exequibilidade da ideia, a qualidade da apresentação, a estruturação e maturação da ideia e impacte do projeto para a região.

Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, abriu o concurso com palavras de incentivo aos jovens, sublinhando que, destas iniciativas, "poderão nascer ideias de negócio que possam, no futuro, influenciar positivamente a economia regional e até nacional"

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 março 2018






Notícias Relacionadas