Duas centenas de professores "reaprendem" a ensinar na Mealhada
27 março, 2017
Cerca de duas centenas de docentes e atores da comunidade educativa de todo o país participam hoje no 8º Encontro com a Educação, na Mealhada, pensando estratégias e caminhos para a coabitação das tecnologias e dos livros no Ensino.
João Costa, secretário de Estado da Educação, presidiu à cerimónia de abertura com do fórum com duas mensagens aos professores: a de que este Governo tem a consciência de que os professores precisam de tempo para ensinar com alguma autonomia - e não de programas demasiado extensos - e a de que esta classe profissional não é suficientemente valorizada no país. "A pedagogia é competência da escola, o currículo é competência da escola, mas é claro que discutir a Educação não é um exclusivo da escola. Tem que envolver professores, pais, municípios e outras instituições. É por isso que é preciso ter tempos de paragem e de debate, como este encontro, para que possamos todos encontrar as melhores soluções para cada um dos alunos", referiu o governante.
A propósito do tema do encontro "(Re) aprender a ensinar" num tempo em que os livros passam, muitas vezes, para segundo plano face ao apelo de computadores e tablets, João Costa sublinhou a necessidade do professor ter que se reinventar constantemente para poder dar resposta aos apelos dos alunos. "Há poucas classes profissionais que dedicariam um dia de descanso a pensar a sua profissão", disse o secretário de Estado, sublinhando a aposta que está a ser feita por este Governo num programa que visa o sucesso escolar, com alterações que vão desde a redefinição dos currículos à autonomia das escolas.
Também a intervenção de Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, foi no sentido do investimento substancial do Município na Educação. "Se fizéssemos um resumo do mandato, veríamos que 60 a 70% foi dedicado à Educação. Quer do ponto de vista material, de que são exemplos dois centros escolares que custaram mais de 4 milhões de euros e intervenções na Escola Secundária e em três jardins-de-infância", quer do ponto de vista imaterial, de que são exemplo este fórum, a relação com os professores e as escolas ou as inúmeras atividades que procuramos para ocupar os jovens, sejam campeonatos de xadrez ou o investimento de 750 mil euros em três campos sintéticos", referiu o autarca.
O encontro contou ainda com a intervenção de Joaquim Azevedo, ex-secretário de Estado da Educação (1992/93) e professor catedrático na Universidade Católica e prossegue, durante a tarde, tendo como oradores José Miguel Sousa, do Centro de Formação Edufor, e Vítor Duarte Teodoro, docente na Universidade Nova de Lisboa.
O Encontro com a Educação, organizado anualmente pelo Setor de Educação e Desporto da Câmara Municipal da Mealhada, é um espaço de debate de ideias de temas relacionados com a docência, as escolas e os alunos. É um fórum de discussão que pretende contribuir para a melhoria do ensino, a partilha de ideias e saberes, de boas práticas e de políticas de sucesso.
Tags
Notícias Relacionadas
Município da Mealhada sobe 252 posições no Índice ...
O Município da Mealhada subiu 252 posições no último Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais 2019 (IPIC), uma avaliação independente ...
Município da Mealhada distinguido no Índice de ...
A Câmara da Mealhada foi, hoje, distinguida no Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais 2019 (IPIC) por constar no top 10 de autarquias ...
José Cid, Paulo de Carvalho, Black Mamba e ...
José Cid, Paulo de Carvalho, Rui Massena, Fernando Mendes, Black Mamba e António Raminhos são as principais apostas do Cineteatro Messias para o 1º ...
Autarquia da Mealhada assinala Dia Internacional ...
A Câmara da Mealhada assinalou, durante esta semana, o Dia Internacional das Cidades Educadoras com atividades que decorreram em diversos espaços ...