Câmara lança a concurso empreitada do Novo Mercado Municipal da Mealhada

30 março, 2017

Câmara lança a concurso empreitada do Novo Mercado Municipal da Mealhada

A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de Executivo Municipal, o lançamento a concurso da empreitada de construção do Novo Mercado municipal da Mealhada, um investimento que ascende a 2 milhões e 345 mil euros.

O edifício do Mercado, que ficará situado junto à Rua Dr. Américo Couto, apresenta-se aparentemente como um paralelepípedo recortado que se estrutura em dois níveis. O volume central mais elevado pretende-se afirmar pela sua simplicidade formal, contrastando com o jogo cromático dos painéis em policarbonato (branco, verdes, púrpura) inspirados no brasão da Mealhada, nas fachadas nascente e poente e que proporcionam a entrada de luz no interior do mercado.

O Mercado foi estruturado num único piso, com dois alinhamentos de bancadas fixas, permitindo a existência de 80 mesas de venda. No espaço central do mercado (terrado) localizam-se as mesas de venda e bancas de apoio, num total de 40. à volta do terrado localizam-se espaços de venda individualizados, 14 lojas e dois estabelecimentos de bebidas com acesso pelo interior e exterior do mercado. Existirão ainda seis bancas apenas com acesso pelo interior do mercado.

A feira informal que se realiza semanalmente funcionará no terrado exterior, apoiado por dois módulos subdivididos, cada um, em três espaços destinados a estabelecimento de bebidas.

Toda a envolvente paisagística será requalificada, as áreas verdes propostas serão revestidas com prado sequeiro e propõem-se na frente nascente e norte a plantação de árvores autóctones de médio porte na marcação das áreas verdes do mercado.

Os acessos rodoviários far-se-ão desde sul, a partir da rotunda Deus Baco, e desde Norte, pela Rua Dr. Américo Couto e que se ligam, respetivamente, à EN1/A1 e à EN1/IC2.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 março 2018