Ir para o conteúdo principal

4ª Volta à Bairrada - 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada está na estrada dias 22 e 23 de abril com Taça de Portugal

10 abril, 2017

4ª Volta à Bairrada - 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada está na estrada dias 22 e 23 de abril com Taça de Portugal

A 4ª edição da Volta à Bairrada- 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada é a prova de abertura da Taça de Portugal e conta com as principais equipas e atletas das categorias de elites e sub-23.

A Volta à Bairrada - 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada ganha, este ano, motivos acrescido de interesse já que é o ponto de partida da Taça de Portugal e integra a primeira etapa da Taça de Portugal de Paraciclismo. Esta será no segundo dia, num circuito que começa e termina na entrada principal do Jardim da Pampilhosa.

A Volta à Bairrada conta, este ano, com a presença de mais de 120 atletas das principais equipas portuguesas que, desta vez, percorrerão 317 quilómetros. Estão inscritas já Sporting/Tavira, W52/Porto, Louletano/Hospital do Loulé, Boavista/Rádio Popular, LA Metalusa, Efapel. Da categoria de Sub-23 estão inscritas as equipas do ACDC Trofa, UC Maia, Moreira Congelados, Bike Clube, Miranda Mortágua, José Maria Nicolau e Sicasal/ Constantinos/ Delta.

Mais espetacularidade

Esta volta será uma verdadeira festa do ciclismo nas freguesias do concelho já que o circuito, este ano, leva os corredores a passarem por três vezes em cada uma das seis freguesias. O início é na Mealhada e o final da prova é na Pampilhosa. Este tipo de prova, assente em circuitos, é uma tendência europeia que reveste a prova de maior espetacularidade já que o público tem oportunidade de assistir à corrida do início ao fim.

A Volta à Bairrada, organizada pela Câmara Municipal da Mealhada em parceria com a Associação de Ciclismo de Aveiro e a Federação Portuguesa de Ciclismo, resulta do esforço financeiro da Autarquia da Mealhada, do apoio das Juntas de Freguesia do concelho da Mealhada e do patrocínio de diversas empresas da região de vários setores, da hotelaria e restauração à indústria, passando pelo comércio e serviços.

A luta pela conquista das camisolas dos patrocinadores será um dos pontos de interesse. A Camisola Amarela - Cértoma será entregue ao Vencedor Absoluto; a Camisola Azul - CNI  será para o vencedor da Montanha; a Camisola Rosa - Elétrica do Cértoma será entregue ao vencedor das Metas Volantes; a Camisola Branca - Rei dos Leitões será para o vencedor da categoria Juventude, a Camisola Vermelha - Auto Reparadora será para premiar o vencedor do Sprint Especial, a Camisola Verde - MCoutinho será, para o vencedor por pontos, a camisola Branca e Vermelha - Measindot será atribuída à melhor equipa inscrita na Associação de Ciclismo da Beira Litoral e finalmente a Camisola Laranja - Segurmeira/ Generali será atribuída ao ciclista que mis se destacar na etapa.

Delmino Pereira, da Federação Portuguesa de Ciclismo, sublinhou que esta é uma prova "âncora da região" e já uma "marca património da região e do país", um veículo de promoção não só do desporto mas também do território.

Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, sublinhou que a Volta à Bairrada - 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada enquadra-se na estratégia do Município para o Desporto que assenta em dois eixos: "a promoção de estilos de vida saudáveis junto dos cidadãos e o apoio à economia local inerente a organização de eventos desportivos".

Tendo em conta que este ano a Volta à Bairrada conta este ano com a primeira etapa da Taça de Portugal de Paraciclismo, a Autarquia convidou a APPACDM - Centro Social de Santo Amaro de Casal Comba para a apresentação da competição e, com a colaboração da empresa Certoma, foi oferecida à instituição uma bicicleta.

 Link para fotos

 Dossiê

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 abril 2018






Notícias Relacionadas