Prevenção de Incêndios começou há muito no concelho da Mealhada

27 junho, 2017

Prevenção de Incêndios começou há muito no concelho da Mealhada

A Câmara Municipal da Mealhada iniciou os trabalhos de prevenção de incêndios há vários meses, tendo atualmente no terreno diversas ações com vista à defesa da floresta e das populações.

O atual Executivo tem em marcha, desde há vários meses, ações preventivas que visam a proteção e defesa da floresta. Nomeadamente, as ações de divulgação com a Organização Florestal Atlantis (OFA) junto de todas as freguesias do Município. Estas sessões, que abordaram questões relacionadas com a legislação aplicável às Zonas de Intervenção Florestal, contaram com a presença dos presidentes de junta, do presidente da Câmara, Rui Marqueiro, do vice-presidente, Guilherme Duarte, e dos vereadores Arminda Martins e José Calhoa.

Em paralelo, foram realizadas diversas sessões de esclarecimento com a GNR, a Brigada do Ambiente e as juntas de freguesia sobre boas práticas na floresta. Estas foram realizadas juntos das populações e contaram também com a presença presidente da Autarquia e com a vereação.

No terreno, prosseguem os trabalhos de melhoria de caminhos em curso na freguesia do Luso, a mais prioritária, e o corte de vegetação da zona envolvente à chacra de Santa Cristina, capacitando-a para o apoio de meios de combate a incêndio, nomeadamente de meios aéreos.

É, pois, falsa, a afirmação proferida por algumas pessoas de que a gestão florestal seja negligenciada no concelho da Mealhada e de que nada tenha sido feito com vista à proteção da floresta, de bens e de pessoas. É de uma enorme irresponsabilidade e falta de verdade afirmar-se que "este ano nada mudou e aquilo que colocava em risco as populações e os seus bens, privados e públicos, como a Mata Nacional do Bussaco, hoje está ainda em maior risco".

Quem profere tais afirmações poderia e deveria informar-se, documentar-se e até participar nestas ações para que um tema tão sério - e numa altura tão trágica para o país - não fosse usado apenas como arma de arremesso político.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 junho 2018