Ir para o conteúdo principal

Pampilhosa foi palco da entrega do Prémio de Demografia Mário Leston bandeira

30 junho, 2017

Pampilhosa foi palco da entrega do Prémio de Demografia Mário Leston bandeira

O Prémio Nacional de Demografia Mário Leston Bandeira foi entregue, ontem, na Pampilhosa, terra natal do falecido ex-professor do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), a Filipe Ribeiro, um jovem demógrafo. Foi mais um ponto alto nas celebrações dos 900 anos da Pampilhosa, que se prolongam até dia 2 de julho.

Foi perante uma plateia de amigos e familiares de Mário Leston Bandeira que Filipe Ribeiro recebeu, das mãos do presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, e da presidente da Associação Portuguesa de Demografia, Maria Filomena Mendes, a primeira edição do Prémio Nacional de Demografia que recebeu o nome de um dos mais importantes demógrafos do país.

Maria Filomena Mendes recordou o "homem invulgar" que foi Mário Leston Bandeira, a forma como se ligava aos seus alunos, a proximidade e ajuda, a inspiração para centenas de jovens ligados à investigação na área da demografia. "Via na demografia as pessoas que estão por detrás dos números, via as pessoas por detrás dos movimentos de migração, dos óbitos e dos nascimentos", referiu Maria Filomena Mendes.

Já antes Vítor Matos, presidente da Junta de Freguesia de Pampilhosa, havia sublinhado o valor de Mário Leston Bandeira estabelecendo um paralelo com outros nomes, personalidades e profissionais da freguesia que se vão destacando nas mais diversas áreas.

Também Rui Marqueiro enalteceu o trabalho do professor catedrático e felicitou o vencedor do prémio, entregando o cheque de 1000 euros da Câmara Municipal da Mealhada. "Espero que seja um incentivo para que este jovem demógrafo estude formas de contrariar o problema da diminuição de população com que Portugal se irá confrontar num futuro já não tão longínquo", referiu o autarca.

Filipe Ribeiro agradeceu o prémio e recordou os ensinamentos do professor Mário Leston Bandeira, o primeiro investigador a alertar, através dos seus estudos, para o problema do envelhecimento da população portuguesa.

Mário Leston Bandeira nasceu na Pampilhosa em 1942, formou-se na Universidade de Coimbra em filosofia. Estudou Demografia em Paris e foi docente do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), dedicando-se à investigação e ao ensino, tendo publicado obras de referência e sendo responsável por um mestrado em Demografia e Sociologia da População.

 

Programa Comemorações 900 anos de Pampilhosa

 

1 Julho l Jardim Municipal da Pampilhosa

10H00» 19H00 l Mercado de verão

11H00 l Demonstração Ginástica Sénior

11H00» 12H00 l Demonstração Pesca Desportiva de Água Doce

16H00 l Grupo de Charanga da Filarmónica Pampilhosense

17H30 l Capoeira - Grupo Muzenza

21H30 l Festa do Folclore do GEDEPA l Covas da Baganha

 

2 de julho l Jardim Municipal de Pampilhosa

 

9H00» 11H00 - Caminhada pedestre "Descobrindo os marcos históricos da Freguesia"

10H00» 19H00 - Mercado de Verão

12H00» 19H00 - Festival das Sopas pela Associação dos Pescadores da Pampilhosa

18H00 - Atuação do Grupo Regional de Pampilhosa

19H00 - Encerramento da exposição no Restaurante Pedagógico da EPVL no Jardim Municipal de Pampilhosa

Covas da Baganha

21H30 - Concerto comemorativo dos 900 anos pela Banda Filarmónica Pampilhosense

22H30 - Gala do Traje Tradicional - GEDEPA " Vestir a Tradição"

 

 src=  src=

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 junho 2018






Notícias Relacionadas