Ir para o conteúdo principal

Mealhada será casa da seleção Portuguesa de basquetebol e palco de torneio internacional

06 julho, 2017

Mealhada será casa da seleção Portuguesa de basquetebol e palco de torneio internacional

O Torneio Internacional da Mealhada, em basquetebol, vai realizar-se de 14 a 16 de julho, no Pavilhão Municipal do Luso, opondo a seleção portuguesa às seleções da Estónia e da Roménia. O torneio, juntamente com o protocolo estabelecido entre Autarquia e a Federação Portuguesa de Basquetebol, pretende ser um incentivo ao desenvolvimento da modalidade no concelho.

O Torneio Internacional da Mealhada servirá de preparação à seleção nacional para o Eurobasket e será, por isso, "uma oportunidade de ver jogos de grande qualidade", explicou o selecionador nacional, Mário Gomes, durante a apresentação do Torneio, esta manhã, no Grande Hotel do Luso, entidade que será a casa da seleção nesta região, fruto de um protocolo de cooperação assinado entre as duas entidades.

Também esta manhã foi assinado um protocolo que junta Câmara Municipal da Mealhada, Federação Portuguesa de Basquetebol e Associação de Basquetebol de Aveiro no objetivo de desenvolvimento de modalidade no município. "Vamos partilhar recursos humanos, logísticos e financeiros para construir, em conjunto, a prática federada de basquetebol", referiu Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol.

O documento assinado estabelece as formas de cooperação entre as três entidades. Ao Município cabe a cedência de instalações desportivas necessárias para a realização de treinos, estágios e eventos desportivos, bem como facultar o apoio no transporte de seleções e equipas envolvidas em torneios no município, promover e divulgar a modalidade juntos das escolas e camadas mais jovens e nas suas plataformas de comunicação. Compromete-se ainda a dotar o Pavilhão Municipal do Luso com aparelhos de 24 segundos, conforme as regras, nas tabelas de basquetebol.

A Federação Portuguesa de Basquetebol, por seu turno, compromete-se a realizar diversos estágios das seleções nacionais na Mealhada (Luso), bem como alguns jogos internacionais e apoiar a criação de um polo federado da modalidade no concelho. Compromete-se ainda a organizar um torneio internacional na Mealhada e a promover ações de formação ligadas à modalidade, entre outras iniciativas de divulgação quer da modalidade quer do Município.

Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, relembrou os tempos da sua infância - "em que se jogava basquetebol numas tabelas improvisadas colocadas frente ao edifício da Câmara Municipal" -  para se congratular pelo desenvolvimento de mais esta modalidade no concelho, a juntar-se a outras como o futebol (incluindo o de salão), o andebol ou o hóquei em patins. "O Luso é um caso sério de dinamização do desporto, já que tem sido casa de várias seleções nos seus estágios. Demos aqui o primeiro passo para o desenvolvimento do basquetebol e estou convicto de que haverá clubes dispostos a criar e desenvolver a modalidade. Da parte da Câmara haverá disponibilidade para apoiar toda a logística, inclusive, se necessário for, a nível de recursos humanos", sublinhou o autarca.

Este protocolo é mais uma iniciativa que visa proporcionar aos jovens do concelho diferentes atividades desportivas para ocupação dos seus tempos livres. Além da melhoria contínua das infraestruturas desportivas no município, o atual Executivo tem procurado apoiar as associações desportivas e os seus atletas, com especial atenção para os escalões de formação.

Torneio Internacional da Mealhada

Pavilhão Municipal de Luso

Programa

Dia 14.7.2017 l 18H30  l Portugal vs Estónia

Dia 15.7.2017 l 18H30 l Estónia vs Roménia

Dia 16.7.2017 l 18H30 l Portugal vs Roménia

 src= src=  src=

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 julho 2018






Notícias Relacionadas