Represa de Santa Cristina apta a apoio de meio aéreos no combate a incêndios

07 julho, 2017

Represa de Santa Cristina apta a apoio de meio aéreos no combate a incêndios

A represa de Santa Cristina, na freguesia da Vacariça, foi validada e georreferenciada pelo Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), da GNR, para apoio de meios aéreos no combate a incêndios.

É o culminar de um trabalho que começou em 2014. A GNR, através da sua brigada GIPS, validou, na passada quarta-feira, a represa de Santa Cristina (conhecida por chacra) como ponto de extração de água para meios aéreos. Trata-se de acionar mais um importante mecanismo de proteção da floresta já que esta represa se situa nos limites das freguesias de Vacariça e Luso, nas imediações da grande mancha verde que é a Mata Nacional do Bussaco.

O processo para converter esta chacra num ponto de apoio aos meios aéreos começou em 2014. A demora prendeu-se com a complexidade dos trabalhos a efetuar face à orografia da zona. Foi necessário estudar um novo traçado para a linha de média tensão que passava por cima da represa, implementar uma nova linha e retirar a anterior. Foram ainda necessárias as autorizações dos proprietários para proceder ao corte de vegetação e proceder a trabalhos de limpeza das margens e de reparação e criação de caminhos de acesso a este local.

src= src= src=

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 julho 2018