Ir para o conteúdo principal

Câmara adjudica ampliação da ETAR da Mealhada

22 agosto, 2017

Câmara adjudica ampliação da ETAR da Mealhada

A Câmara da Mealhada adjudicou, ontem, na reunião de Executivo Municipal, a empreitada relativa à ampliação e beneficiação Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Mealhada.

A adjudicação foi aprovada, por unanimidade pelo valor de 2.483.190,39€(mais iva). Esta é uma obra fundamental para a melhoria do tratamento dos esgotos e consequentemente para a melhoria da massa de água do rio Cértima. Esta intervenção permitirá duplicar a capacidade de tratamento, passando dos 90 litros por segundo para os 180 litros por segundo. A empreitada inclui trabalhos de movimentos de terras, demolições, fundações e estruturas em betão, bem como equipamentos mecânicos e eletromecânicos, equipamentos e sistemas da ETAR, seja de águas e esgotos domésticos, seja de águas pluviais e eletricidade. Engloba ainda os acessos e arruamentos interiores e exteriores da ETAR, que ocupa uma área de cerca de 0.55 hectares e se localiza na margem esquerda da ribeira da Vacariça, afluente do rio Cértima.

A atual ETAR, inaugurada em 1989, foi dimensionada para um universo de povoações com 9664 habitantes, mas que atualmente têm uma população de 17659 habitantes aos quais acresce a carga orgânica industrial. As povoações atualmente servidas pela ETAR são Carqueijo, Casal Comba, Lendiosa, Mala, Pedrulha, Quintas da Mala, Silvã e Vimieira (freguesia de Casal Comba), Barrô, Buçaco, Lameira de Sta. Eufémia, Lameira de S. Pedro, Luso (freguesia do Luso), Cardal, Mealhada, Reconco, S. Romão, Sernadelo, Antes, Arinhos, Póvoa do Garção, Ventosa do Bairro e Barregão (União de Freguesias de Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes), Canedo e Pampilhosa (freguesia de Pampilhosa), Lameira do Outeiro, Lameira de S. Geraldo, Pego Peixe, Quinta do Vale, Quinta de Valongo, Travasso e Vacariça; Sta Cristina (freguesia da Vacariça).

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 agosto 2018





Tags


etar obras mealhada 



Notícias Relacionadas



Festival de Samba anima Mealhada
13 setembro, 2019

Festival de Samba anima Mealhada

O centro da cidade da Mealhada vai receber, amanhã, o Festival de Samba, numa noite que colocará em palco as quatro escolas de samba locais, que ...

Ciclo BioInovação inspira-se na Natureza
10 setembro, 2019

Ciclo BioInovação inspira-se na Natureza

O Espaço Inovação Mealhada (EIM) vai promover o Ciclo de Eventos BioInovação, que incluiu palestras, workshops, exposições, passeios e visitas ...