Ir para o conteúdo principal

Mealhada é "Município Amigo do Desporto"

11 setembro, 2017

Mealhada é

A Mealhada foi distinguida como "Município Amigo do Desporto, numa cerimónia que decorreu, ontem à noite, em São João da Madeira, na presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

O galardão, atribuído pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD) e avalizado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, foi instituído em 2016 por aquela associação e pela Cidade Social, empresa especialista na área da certificação da qualidade, visando distinguir anualmente os municípios que, reconhecidamente, desenvolvem uma política de apoio ao desporto de excelência. Este prémio pretende reconhecer, distinguir, promover e premiar as boas práticas ao nível da gestão do desporto nos municípios portugueses, no âmbito da promoção do desenvolvimento desportivo nos seus territórios.

O galardão "Município Amigo do Desporto" assenta em dez áreas de análise, nomeadamente: organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação. Por outro lado, a atribuição do galardão incide sobre diferentes aspetos de gestão do desporto, nomeadamente: o modelo de gestão implementado e os seus resultados, o desenvolvimento de uma atitude sustentável através do desporto, a abordagem solidária e inclusiva através do desporto, a excelência e abrangência dos modelos de intervenção. O Município da Mealhada obteve pontuação muito alta em quase todas as categorias.

A Cidade Social, organização que atribuiu o prémio, pretende que o reconhecimento seja feito em relação à intervenção que os municípios têm ao nível do desenvolvimento desportivo em geral e, em particular, na gestão de instalações desportivas artificiais e naturais, na gestão de eventos desportivos e na gestão de programas desportivos.

O objetivo é reunir uma rede de cidades nas quais a Associação Portuguesa de Gestão de Desporto se propõe a monitorizar, reconhecer e divulgar as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, do desenvolvimento desportivo português.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que presidiu à cerimónia da entrega dos galardões, elogiou os municípios distinguidos, designadamente o da Mealhada - visitado há pouco mais de dois meses por João Paulo Rebelo -, lembrando que "este galardão é uma honra e uma responsabilidade para os premiados e a prova de que há municípios com infraestruturas e serviços desportivos de excelência".

Para o presidente da Câmara da Mealhada, "esta distinção nacional representa o reconhecimento inequívoco de que o Município e os seus colaboradores têm desenvolvido um trabalho de inestimável valor, num patamar de excelência que é um orgulho para o concelho e para os seus munícipes". "Vermos as nossas infraestruturas desportivas, os eventos que nelas são realizados e os nossos profissionais serem reconhecidos com este prestigiado galardão é algo que nos motiva, que nos enche de alegria", afiança o autarca Rui Marqueiro.
 

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 setembro 2018






Notícias Relacionadas



Seminário "O Desporto precisa de todos" centra-se no impacto de eventos desportivos municipais
20 fevereiro, 2024

Seminário "O Desporto precisa de todos"

O Município da Mealhada realiza, dia 23 de fevereiro, no Cineteatro Messias, o seminário "O desporto precisa de todos. Como? – Eventos ...