Ir para o conteúdo principal

Plano Estratégico para a Educação em consulta pública

14 setembro, 2017

Plano Estratégico para a Educação em consulta pública

O Plano Estratégico para a Educação do Município da Mealhada já foi apresentado ao Conselho Municipal de Educação e está em consulta pública, durante 30 dias. O documento define a estratégia educativa do município de uma forma alargada e dá atenção especial aos alunos com Necessidades Educativas Especiais.

O Plano Estratégico para a Educação do Município da Mealhada aguarda apenas o parecer final do Conselho Municipal de Educação e, decorrido o prazo de consulta pública, serão incorporadas eventuais sugestões e o documento entra em vigor de imediato, produzindo efeitos já este ano letivo.

Elaborado por António Rochette, professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o Plano procura criar "um sistema formativo integrado" a partir de políticas que facultem "respostas às necessidades dos cidadãos, prevendo as transformações sociais e cívicas da comunidade, envolvendo, não só a comunidade educativa, como as empresas, as associações, as Instituições Particulares de Solidariedade Social, a Autarquia e até entidades como o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

A elaboração do Plano foi um processo muito participativo, com mais de 40 reuniões de trabalho. Inclui propostas para toda a sociedade, desde o pré-escolar ao envelhecimento ativo, com projetos transversais, da cultura, ao desporto, da cidadania à saúde. No caso da Mealhada, há um enfoque muito grande na educação especial, já que estão referenciados 76 alunos com necessidades educativas especiais. Para estes é imprescindível o acompanhamento do seu projeto de vida e o apoio na transição do contexto educativo/ formativo para o mercado de trabalho.

António Rochette explicou que Plano incita a "extravasar dos muros das escolas". Foi feito o levantamento de todos os espaços com potencial educativo e os docentes são convidados a tirar partido dos mesmos e a trabalhar "numa lógica de educação formal, não formal e informal".

 "Qual é a missão da Educação no nosso território? O Que é que queremos do nosso aluno quando este termina o 12º ano na Mealhada?". São estas as respostas a que o Plano procura responder, enquadrando a Educação na perspetiva da realização profissional, da qualidade de vida, da cidadania e da coesão do território.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 setembro 2018






Notícias Relacionadas



Biblioteca da Mealhada assina Carta de Compromisso para o desenvolvimento da rede
29 novembro, 2023

Biblioteca da Mealhada assina Carta de ...

A Biblioteca Municipal da Mealhada assinou, ontem, a Carta de Compromisso para o Desenvolvimento da Rede de Bibliotecas da Mealhada, um documento que ...