Ir para o conteúdo principal

Centro de Interpretação Ambiental reforça oferta para público sénior

18 setembro, 2017

Centro de Interpretação Ambiental reforça oferta para público sénior

O Centro de Interpretação Ambiental (CIA) da Mealhada dá início ao ano letivo com reforço da oferta para público sénior e com a expectativa de crescer, mais uma vez, em número de visitantes.

Neste terceiro ano de funcionamento, o CIA abre espaço para um plano de atividades específico para o público sénior, já que, nesta faixa etária, a procura tem sido significativa. Terá ainda um curso de "Interpretação e Educação Ambiental" para os alunos da Universidade Sénior CADES, todas as terças-feiras, das 15h30 às 17h.

Se, no primeiro ano de atividade, cerca de 3200 pessoas visitaram o centro, neste segundo ano, até à data, contabilizam-se 4542 visitas, entre crianças, jovens e idosos. As férias Altambiente, uma das propostas do CIA para ocupar os tempos livres das crianças e jovens do concelho, durante os meses de verão, espelham a procura que esta infraestrutura tem tido. De 19 de junho a 8 de setembro, o CIA contou com 1166 participantes nas diversas oficinas e atividades, oriundos quer do concelho quer de outras regiões.

O CIA promove atividades de educação ambiental e conservação da natureza com oficinas de reutilização de materiais, sessões de esclarecimento e sensibilização, jogos de educação ambiental, percursos de descoberta da natureza, leitura e dinamização de histórias de cariz ambiental, experiências e desafios de equipas. Todas estas iniciativas são inseridas em espaços temporais específicos, como as tardes de quarta-feira, a Semana da Floresta Autóctone ou as férias escolares, havendo também atividades direcionadas a grupos de escolas e IPSS. Acolhe ainda projetos como o programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa.

Inaugurado em outubro de 2015, o CIA é um espaço lúdico e educativo, equipado com modernos meios audiovisuais e preparado para realizar as mais diversas atividades pedagógicas. É um espaço aberto a toda a comunidade, mas com especial relevância para as crianças e jovens. Situado junto ao Parque da Cidade, tira partido deste espaço verde e vice-versa, proporcionando inclusive atividades diárias, como o peddy-paper, a quem por ali passe, sem necessidade de marcação prévia.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 setembro 2018






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...