Ir para o conteúdo principal

Município distinguido com bandeira ECOXXI e 14 escolas receberam bandeira Eco-escolas

10 outubro, 2017

Município distinguido com bandeira ECOXXI e 14 escolas receberam bandeira Eco-escolas

O Município da Mealhada voltou, este ano, a ser distinguido com bandeira ECOXXI e, no que respeita à bandeira Eco-escolas, foram 14 as atribuídas aos estabelecimentos de ensino (jardins-de-infância e escolas) do concelho.

A Associação Bandeira Azul (ABAE) voltou a premiar as boas práticas do município em prol do desenvolvimento sustentável, com a atribuição da bandeira ECOXXI, bandeira esta que foi simbolicamente entregue a toda a equipa do Setor do Ambiente e Espaços Verdes, no salão nobre da autarquia, antes de ser içada junto ao Jardim Municipal.

Os indicadores de referência para aferição das práticas/políticas de sustentabilidade são 21 e incluem itens como a promoção da educação ambiental, o emprego; a cooperação com a sociedade civil; a qualidade do ar e informação ao público; qualidade da água para consumo humano ou a produção e recolha seletiva de resíduos urbanos.

No que respeita às 14 escolas contempladas com a bandeira Eco-escolas, as 950 crianças que as frequentam receberam as respetivas bandeiras numa cerimónia que contou com a peça de teatro "O planeta limpo do Filipe Pinto", no Cineteatro Messias. As distinguidas pela ABAE são o Jardim de Infância e EB1 de Antes, Jardim de Infância da Vacariça, Jardim de infância da Quinta do Valongo, Jardim de Infância do Canedo, Jardim de Infância da Pampilhosa, Jardim de Infância do Carqueijo, EB 1 de Barcouço, EB 1 de Casal Comba, Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa, Escola Profissional Vasconcellos Lebre e os Centros Escolares da Mealhada, do Luso e da Pampilhosa.

Estas representam cerca de 73% dos estabelecimentos de ensino do município, traduzindo uma elevada taxa de implementação do programa, a segunda mais alta no distrito de Aveiro (logo a seguir a Ílhavo) e colocando a Mealhada nos 20 municípios de mais alta taxa de adesão no país.







Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...