Ir para o conteúdo principal

Mealhada sensibiliza para floresta autóctone

10 novembro, 2017

Mealhada sensibiliza para floresta autóctone

O Município da Mealhada aceitou o desafio da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e aderiu à iniciativa Global Action Days, realizando diversas atividades ambientais, como plantações e recolhas de sementes da floresta autóctone, junto da comunidade.

Uma vez que, este ano, todos os Programas ABAE se focam no tema ?Floresta? e tendo em conta que se comemorou o Dia Mundial da Bolota, no dia 10 de novembro, as ações realizadas no Município da Mealhada centraram-se nesta semente, com o objetivo de consciencializar a população sobre a destruição da floresta autóctone em Portugal, que é constituída principalmente por carvalhos, sobreiros e azinheiras.

 Algumas das ações realizadas foram:

- Recolha de bolotas, na Mata Nacional do Bussaco, que foram encaminhadas pela Living Place, empresa de Animação Turística com forte incidência no Turismo de Natureza, ao movimento ?Mãe Terra?, para reflorestação de terrenos privados afetados pelos incêndios;

- Recolha de bolotas, no Parque da Cidade da Mealhada, e sementeira de sobreiros e várias espécies de carvalhos que foram entregues aos viveiros da Fundação Mata do Bussaco, para posterior plantação, na Mata Nacional do Bussaco;

- Realização de sementeiras de bolotas e castanhas pela Fundação Mata do Bussaco, em Eco-escolas da Mealhada;

- Colocação de bolotas de Carvalho-alvarinho à disposição da comunidade, em diversos espaços públicos do Município, nomeadamente nos Paços do Concelho, na Biblioteca Municipal, no Posto de Turismo e no Centro de Interpretação Ambiental.

- Realização de trabalhos elaborados com elementos da natureza pelas alunas da Universidade Sénior CADES, expostos no Centro de Interpretação Ambiental.

- Plantação de carvalhos em diversos espaços verdes da Juntas de Freguesia.

As atividades relacionadas com a floresta autóctone vão continuar, durante todo o mês de novembro, no Centro de Interpretação Ambiental, e no espaço da Fundação Mata do Bussaco, no âmbito do ?Sement Event?, que decorre de 18 a 26 de novembro.

 

Global Action Days

A Global Action Days é uma iniciativa internacional que procura expor as diversas ações que diariamente se realizam em prol do ambiente. Este ano, foi assumida pela Foundation for Environmental Education (FEE) e procurou envolver as Eco-Escolas, os Jovens Repórteres para o Ambiente, as autarquias ECOXXI e as Eco-Freguesias XXI.







Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...